back to top

Como hackers conseguiram redirecionar o UOL e a Folha para o XVideos e o RedTube

Ataque ocorreu na madrugada desta sexta, segundo o jornal, que diz ter corrigido o problema cerca de 1 hora depois. Pela manhã, usuários ainda não conseguiam entrar nos sites.

publicado

Talvez você tenha reparado que na manhã desta sexta-feira (6) todos os sites com domínio do UOL, inclusive o do jornal Folha de S.Paulo, estavam sendo redirecionados para outro lugar.

Ué?

Os hackers conseguiram atacar o DNS — sigla para "sistema de nomes de domínio" — dos sites. O "nome de domínio" é o endereço que o usuário digita no browser.

Bicho, direcionaram o certificado de segurança do UOL pro xvideos é o dá Folha pro Redtube, hahahaha

Para se comunicarem entre si, no entanto, os computadores — e as redes — não usam o DNS de um site, mas o IP, conjunto de números que é único para cada endereço na internet.

O ataque dos hackers consistiu em atribuir os DNSs da Folha e do UOL (folha.com.br e uol.com.br) aos IPs do RedTube e do XVideos. Assim, o usuário acabava redirecionado a esses sites.

Quando voltou ao ar, a Folha de S.Paulo reportou o ataque, que teria ocorrido às 2h50. Ainda de acordo com o jornal, o problema foi consertado às 4h, mas usuários continuaram a relatar o problema por causa de versões em cache do site.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.