back to top

Muita gente se achou apta a ocupar o Ministério da Justiça após essa resposta do novo ministro

O tom foi irônico.

publicado

Questionado sobre seu domínio na área de segurança pública, o novo ministro da Justiça e Segurança Pública — como a pasta se chama desde fevereiro —, Torquato Jardim, disse: "Minha experiência foi ter duas tias e eu próprio assaltados."

Ouça o trecho.

Reprodução

Amigo do presidente Michel Temer há mais de 30 anos, Jardim foi movido do Ministério da Transparência à pasta da Justiça em meio a rumores de que o governo federal atua para enfraquecer a Operação Lava Jato.

Ex-ministro do TSE, Jardim foi escolhido pelo governo para desempenhar uma dupla função: interceder junto aos ex-colegas do tribunal eleitoral e comandar a Polícia Federal, que é subordinada ao Ministério da Justiça.

Publicidade

Também durante a coletiva, Jardim não garantiu que manterá o atual diretor-geral da PF, Leandro Daiello — que ocupa o cargo desde antes do início da Lava Jato.

"O mundo não é maniqueísta, preto e branco, sim e não", desconversou o novo ministro, quando foi questionado se Daiello continuaria no cargo.

Logo que Jardim descreveu a experiência que tem na área de segurança pública, outras pessoas na internet se acharam qualificadas ao cargo de ministro da Justiça.

@BuzzFeedNewsBR Oi!!! Então qq um que sofreu um assalto pode ser ministro ????

Ou até se acharam aptas a exercer toda a experiência que têm.

@BuzzFeedNewsBR Eu tenho experiência em partos. Nasci e tive três filhos. Posso ser obstetra

Alguns se consideraram verdadeiros especialistas.

@BuzzFeedNewsBR @carlastrass Vou mandar o meu currículo, então, pois já tive 2 carros roubados, 1 à mão armada !! IDIOTA !

Outros até parabenizaram o "currículo" do ministro.

@BuzzFeedNewsBR Pô, parabéns. Que belo currículo

Durante o discurso que fez na cerimônia de posse, na tarde desta quarta-feira (31), Temer afirmou que Torquato Jardim irá ajudar a combater o abuso de autoridade.

"Quem tem autoridade no Brasil é a lei. Portanto, abusar da autoridade é violar a lei. Toda vez que alguém ultrapassa os limites legais é que está, aí sim, abusando da autoridade", disse o presidente.

"Então eu penso que você, Torquato, com a sua larga experiência institucional, democrática e política, poderá colaborar muito nesse instante que nós atravessamos", completou Temer. Assista ao trecho abaixo.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com


Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Severino Motta é repórter do BuzzFeed News, em Brasília

Contact Severino Motta at .

Got a confidential tip? Submit it here.