back to top

Hoje o Senado está tendo cenas dignas de 5ª série

Grupo de senadoras de esquerda invadiu a Mesa Diretora e impediu o presidente da Casa, Eunício Oliveira (PMDB-CE), de dar início à sessão. Aí ele mandou apagar a luz.

publicado

O Senado amanheceu nesta terça (11) sob a expectativa da votação da reforma trabalhista, que o governo diz ter os votos para aprovar.

A oposição, que não possui votos suficientes para barrar a reforma, resolveu impedir a votação de outra forma. Senadoras da oposição, então, sentaram-se à Mesa Diretora e impediram o início da sessão.

Publicidade

Logo que chegou, Eunício pegou o microfone pregado à lapela da senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que estava sentada no lugar dele.

Em seguida, ele suspendeu a sessão com o microfone de lapela.

Fátima até ensaiou levantar da cadeira de Eunício, mas foi contida pela colega Gleisi Hoffmann (PT-PR), que a segurou pelo braço.

Publicidade

E aí, Gleisi cruza os braços.

Em seguida, Eunício gesticula e deixa o plenário.

Nessa hora, a TV Senado cortou o sinal do plenário e passou a transmitir a sessão da Comissão de Educação.

Logo que Eunício deixou o plenário, as luzes foram apagadas.

E ficou assim durante um bom tempo. A GloboNews mostrou flashes ao vivo — durante toda a tarde, a TV Senado não tocou mais no assunto.

Eunício convocou uma reunião de líderes para negociar o retorno da sessão. Em uma rápida entrevista antes de deixar o plenário, ele foi questionado por jornalistas o que faria com as senadores que tumultuaram o plenário: "Conselho de Ética para todo mundo."

O presidente @Eunicio convocou reunião no gabinete da Presidência para tratar da retomada da sessão de votação da reforma trabalhista.

Em um vídeo que divulgou nas redes sociais, a petista Fátima Bezerra divulgou um vídeo em que, sentada na cadeira de Eunício e ainda no escuro, procura se justificar: "O que nós estamos fazendo nesse exato momento é um gesto, um ato de resistência", ela diz. Assista à íntegra.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Teve gente que viu semelhanças com o ensino fundamental.

5ª série do Ensino Fundamental. https://t.co/XECwG86FJZ


Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.