back to top

Quem é Lírio Parisotto, o bilionário acusado de espancar Luiza Brunet

Empresário fez fortuna vendendo fitas VHS e investindo na bolsa; dono de retransmissora da Globo, ele é segundo suplente no Senado

publicado

Ex-namorado acusado pela atriz Luiza Brunet de espancá-la, Lírio Albino Parisotto é um dos homens mais ricos do Brasil. Ele sempre prezou pela discrição em sua vida pessoal.

Na semana passada, em entrevista ao jornal O Globo, a atriz revelou a agressão. Segundo Luiza, eles tiveram uma discussão em um restaurante, em Nova York. Ao voltarem ao apartamento do empresário, de acordo com a versão da atriz, ele desferiu um soco no rosto dela e vários chutes nas costelas.

Parisotto tem uma fortuna estimada em US$ 1,21 bilhão, segundo a revista Forbes.

Seu salto como empresário aconteceu em 1988, quando ele fundou a Videolar, que durante os anos 90 era responsável por fabricar no Brasil as fitas VHS da Disney, por exemplo.

Publicidade

Parisotto deixou o comando da empresa em 2007. Aos poucos, a Videolar mudou de ramo, passando a atuar na petroquímica — a justificativa foi o aumento da pirataria no Brasil, que derrubou os lucros nas vendas de VHS e DVD.

Parisotto usou o dinheiro que ganhou como empresário para investir na Bolsa, onde entrou para o clube dos bilionários.

O principal fundo administrado por sua corretora, a Geração Futuro, tem R$ 988 milhões de patrimônio líquido.

Desde março de 2016, Parisotto também é sócio da RBS em Santa Catarina, o que inclui a retransmissora da TV Globo no Estado e os principais jornais catarinenses.

A fábrica em Manaus também abriu as portas para que Parisotto se aproximasse do senador Eduardo Braga (PMDB-AM), ex-governador do Amazonas, de quem ficou amigo.

Atualmente, o empresário é segundo suplente dele no Senado.

Sandra Braga, mulher do senador, é a primeira suplente.

Parisotto tornou-se bem relacionado na política. Há algumas semanas, Luiza Brunet publicou no Instagram uma foto deles com o atual ministro da Indústria, Marcos Pereira (PRB-SP).

Nos últimos dias, Parisotto publicou duas fotos no Instagram para rebater as acusações de Luiza Brunet.

No texto, o empresário diz que apenas se defendeu de agressões por parte da atriz, a quem ele acusou de ter comportamento violento.

Ele escreveu em seu primeiro post:

Amigos, peço um pouco de paciência a respeito de algumas informações que estão circulando nas diversas mídias.

Nunca na vida agredi homem, muito menor mulher que respeito muito, quem me conhece sabe. Isto não me tira o direito de me defender de tentativas de agressão através de tapas, chutes, mordidadas, unhadas etc... Tento me defender através de imobilização. Se o caso for para a Justiça será lá que será esclarecida a verdade. Muita paz as pessoas do bem. Por fim este é um canal de comunicação com pessoas de que aceitei me seguirem. Agradeço a compreensão. É a vida segue.

Em parceria com

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss