back to top

Por que você deve prestar atenção em Pokémon Go mesmo achando que é idiota

Moda passageira? Talvez. Mas jogo popularizou a realidade aumentada, tecnologia que tem aplicações em áreas como medicina e arquitetura.

publicado

O lançamento de Pokémon GO no Brasil, na quarta (3), fez algumas pessoas questionarem por que o joguinho foi tão aguardado pelos brasileiros e fez tanto sucesso no país:

não sei o que vcs viram nesse jogo idiota do pokemon

povo brasileiro, Pokemon Go é estupido e enjoativo, abraços de quem jogou por uma semana e lembrou que tem uma vida real p cuidar😘

Até baixei o Pokemon mas vi como é inutil ter que andar procurando umas coisas dessa por nada. Como o povo curtiu isso?

Mas mesmo quem acha o jogo uma banalidade deveria prestar atenção. Pokémon GO é importante por ser o primeiro app de realidade aumentada a se popularizar em grande escala.

O aplicativo insta jogadores a encontrar itens virtuais que estão "misturados" no mundo real — ele usa a câmera para mostrar o mundo real com um Pokémon sobreposto.

Mas o conceito de realidade aumentada não é usado apenas em jogos — há importantes pesquisas sobre como aplicá-lo em ramos como tráfego aéreo, engenharia e medicina.

E também há outros produtos no mercado que já aplicam a realidade aumentada, como o óculos HoloLens, da Microsoft. Ele pode ser usado com jogos, mas também tem outros usos.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

E nem todos os aplicativos de realidade aumentada que já estão disponíveis são joguinhos.

  • Com o StarWalk, por exemplo, o usuário aponta o celular para o céu e tem informações sobre as constelações que vê.
  • Outro aplicativo que aplica a realidade aumentada é o Field Trip, que funciona como um guia turístico usando a câmera do celular.
  • O Dankam usa realidade aumentada para ajudar daltônicos a enxergarem cores com maior exatidão — o usuário aponta a câmera, e o app rebalanceia as cores do mundo real.

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss