back to top

Os romeiros estão registrando suas jornadas de fé no Instagram

Santuário Nacional de Aparecida (SP) se prepara para receber 400 mil romeiros na comemoração dos 300 anos da aparição da imagem da padroeira do Brasil, no rio Paraíba do Sul.

publicado

O Santuário Nacional de Aparecida espera receber 400 mil romeiros neste feriado de 12 de outubro, para a festa pelos 300 anos da aparição da imagem de Nossa Senhora de Aparecida, padroeira do Brasil, no rio Paraíba do Sul.

Romeiros caminham pela BR-116 (Dutra) desde o mês passado, mas a maioria — 220 mil dos 400 mil esperados, segundo a organização — deve chegar a Aparecida no feriado.

Todo ano é feito um "censo" dos romeiros, para descobrir de onde eles vêm e por quanto tempo viajaram. No ano passado, os Estados que enviaram mais viajantes a Aparecida foram, nessa ordem, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

A título de curiosidade, esta é a distância a pé das capitais desses Estados até Aparecida:

— São Paulo: 184 km
— Belo Horizonte: 466 km
— Curitiba: 584 km

(Mas, é claro, nem todo mundo vai a Aparecida a pé.)

E tem gente que vai para a rodovia ajudar os romeiros, como relatou a Thaiara em seu Instagram: "Sensação maravilhosa de poder ajudar ao próximo ainda mais nos dias de hoje onde pessoas só pensam em si", ela escreveu na legenda.

Quem já chegou ao santuário aproveita a programação especial preparada para a festa, com missas e orações. À 0h de quinta (12) começou uma vigília que marca o dia da padroeira.

A área principal do santuário, onde fica guardada a imagem da Nossa Senhora, é a que recebe mais visitas. Mas há cinco capelas ao redor que também são bem bonitas, além das estátuas espalhadas por toda a parte.

Ao todo, o santuário tem 72 mil m² construídos. É muita fé.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.