back to top

Estas foram as notícias falsas mais compartilhadas desde a condenação do Lula

É tudo mentira: Moro deitou a cabeça na Bíblia, Lula disse que é melhor que Deus e deputados farão renúncia coletiva.

publicado

Desde a condenação do ex-presidente Lula pelo juiz Sergio Moro, na quarta-feira (12) da semana passada, notícias falsas sobre o assunto proliferaram na internet.

Estas foram as mais compartilhadas.

1. Moro foi flagrado com a cabeça deitada na Bíblia
— 13,3 milhões de usuários atingidos no Facebook

O texto publicado pelo site Doce Verdade, junto com uma foto de Moro com a cabeça abaixada, diz que um repórter da BBC flagrou a cena logo após a publicação da sentença contra Lula. É mentira.

Na verdade, a foto foi tirada pelo fotógrafo Lula Marques, que colabora com a Agência PT, e publicada por ele no Facebook em março. E a BBC não publicou nenhum relato que dê conta de que Moro tenha sido visto com uma Bíblia.

A notícia falsa foi muito compartilhada em páginas católicas no Facebook.

2. Moro é ameaçado de morte e militares vão agir
— 4,9 milhões de usuários atingidos no Facebook

O texto publicado por um site especializado em notícias falsas, o News Atual, cita uma reportagem da revista Veja que não existe.

É verdade que Moro já recebeu ameaças de morte desde o início da Lava Jato, e que essas ameaças foram investigadas, mas não há notícia de que o juiz foi ameaçado após condenar Lula. O trecho "militares vão agir" é igualmente falso.

3. Petista se suicidou ao saber da condenação
4,8 milhões de usuários atingidos no Facebook

A notícia é falsa do início ao fim. O vídeo usado para ilustrá-la, que mostra um homem caindo de uma torre de transmissão, nem foi gravado no Brasil.

4. Lula se compara a Getúlio Vargas e Deus
— 2,8 milhões de usuários atingidos no Facebook

O site de notícias falsas atribui a seguinte frase ao ex-presidente: “Eu fui melhor que Getúlio e se eleito serei melhor que Deus”. Mas Lula jamais disse a frase — ao menos publicamente.

O texto diz que Lula citou um versículo da Bíblia antes da frase. Em 2011, o ex-presidente de fato recitou o trecho, mas em outro contexto:

“Bobagem essa coisa que inventaram que os pobres vão ganhar o reino dos céus. Nós queremos o reino agora, aqui na Terra. Para nós inventaram um slogan que tudo tá no futuro. É mais fácil um camelo passar no fundo de uma agulha do que um rico ir para o céu. O rico já está no céu, aqui. Porque um cara que levanta de manhã todo o dia, come do bom e do melhor, viaja para onde quer, janta do bom e do melhor, passeia, esse já está no céu. Agora o coitado que levanta de manhã, de sol a sol, no cabo de uma enxada, não tem uma maquininha para trabalhar, tem que cavar cada covinha, colocar lá e pisar com pé, depois não tem água para irrigar, quando ele colhe não tem preço. Esse vai pro inferno.”

5. Deputados farão renúncia coletiva se Lula for preso
— 1,3 milhão de usuários atingidos no Facebook

O texto cita uma nota à imprensa que teria sido divulgada pelo PT. O problema é que a nota é completamente falsa e circula há pelo menos 1 ano. No ano passado, sites de notícias falsas diziam que a renúncia coletiva ocorreria caso a então presidente Dilma Rousseff sofresse o impeachment..

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.