go to content

Kassab diz que banda larga fixa vai ter limite e muda de ideia no dia seguinte

Em 24 horas, o ministro da Ciência e Tecnologia deu declarações completamente opostas sobre o assunto. Entre uma e outra, a internet se revoltou com ele e a presidente da Anatel o desautorizou.

publicado

O ministro Gilberto Kassab (Ciência e Tecnologia) disse em entrevista na quinta (12) que o governo quer regulamentar a possibilidade de haver limites em planos de banda larga fixa.

No dia seguinte, Kassab divulgou nota à imprensa dizendo o exato oposto do que afirmou ao site Poder360: "Não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa".

O debate se arrasta desde o ano passado, quando algumas das empresas de telefonia apresentaram como seriam seus planos de banda larga fixa sob o novo modelo.

Hoje, os planos mais comuns têm limite de velocidade, mas não de tráfego, como desejam as operadoras. A lei permite esse tipo de contrato, mas a Anatel — agência reguladora do setor de telecomunicações — precisa regulamentá-la.

Kassab mudou de ideia após a repercussão de sua fala. No Twitter, o tema foi o mais comentado no Brasil pela manhã. A Proteste, entidade de defesa do consumidor, prorrogou até abril a campanha que promove contra a medida.

No início da tarde, o presidente da Anatel, Juarez Quadros, deu entrevista ao Poder360 dizendo que o ministro "se equivocou".

Quem tem limite é município! A internet e deve ser acessível e LIVRE! Diga não a essa medida retrograda #NaoAoLimitedeInternet

Leia a íntegra da nota de Kassab:

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, esclarece que não haverá mudanças no modelo atual de planos de banda larga fixa, reiterando seu compromisso em atender o interesse da população e do consumidor.

Veja também:

22 jogos que você pode jogar offline

Tudo o que sabemos sobre o bloqueio da internet pelas operadoras até agora

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.