back to top

Google promove notícia falsa de que Bolsonaro é "o mais honesto do mundo" como se fosse verdade

Ao procurar "quem é o político mais honesto do mundo" no buscador, notícia falsa que dá o título ao deputado carioca aparece com destaque, do mesmo jeito que apareceria se fosse verdade.

originalmente publicado em
atualizado em

Você já tentou descobrir quem é o político mais honesto do mundo pelo Google? Se sim, talvez você tenha sido enganado.

Isso porque o primeiro resultado que aparece, em destaque, é uma notícia falsa apresentada como se fosse verdadeira.

Atualização: 15 de agosto, às 16h29. Em nota, o Google disse que “claramente não acertamos dessa vez, mas nosso trabalho para melhorar os algoritmos é contínuo.”

Reprodução

Ao contrário do que o Google dava a entender, o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) não foi eleito o político mais honesto do mundo por uma organização internacional.

Desde 2016, a notícia falsa — publicada pelo site Folha Brasil, cujo design copia a Folha de S.Paulo — foi desmentida várias vezes por sites especializados, como o Boatos.org e o e-farsas.

Reprodução

Mesmo assim, vira e mexe essa mentira volta à tona. Em um vídeo caseiro que circula no WhatsApp, uma mulher pergunta para um homem em quem ele vai votar para presidente.

Ele responde: "Vou votar no político mais honesto do mundo." Em seguida, emenda: "É só perguntar para o Google, eu vi no YouTube, tem uma dica facinha."

A voz do buscador responde lendo o texto — ou seja, dá a notícia falsa como se fosse verdadeira: "De acordo com Folha do Brasil, Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo."

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

No Facebook, também, a notícia falsa ressurge periodicamente.

Leia a íntegra da nota do Google.

O objetivo da Busca é oferecer resultados úteis e relevantes aos usuários. Nós claramente não acertamos dessa vez, mas nosso trabalho para melhorar os algoritmos é contínuo.

Veja também:

Sobre saída de Bolsonaro, Pastor Everaldo diz que dá "graças a Deus por todas as coisas"

Vídeo viral de Lula sendo vaiado no aeroporto do Rio é FALSO

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.