back to top

Google vai deixar de promover notícia falsa de que Bolsonaro é "o político mais honesto do mundo"

Texto inventado aparecia com destaque e era lido pelo assistente de voz da empresa como se fosse verdade. Em nota, a empresa disse: “Nós claramente não acertamos dessa vez, mas nosso trabalho para melhorar os algoritmos é contínuo.”

originalmente publicado em
atualizado em

A notícia falsa de que o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) teria sido eleito "o político mais honesto do mundo" deixará de receber destaque na primeira página da busca do Google.

Desta forma, o assistente de voz da empresa — que lia o texto falso quando um usuário perguntava "quem é o político mais honesto do mundo" — também deixará de promover a mentira.

Atualização: 15 de agosto, às 18h20. A notícia falsa não aparece mais com destaque nos resultados da busca.

O texto inventado havia sido publicado no ano passado pelo site Folha Brasil, cujo design imita a Folha de S.Paulo. Desde que surgiu, a notícia falsa foi desmentida várias vezes por sites especializados, como o Boatos.org e o e-farsas.

Em um vídeo que circula no WhatsApp, uma mulher pergunta a um homem em quem ele vai votar para presidente em 2018. "Vou votar no político mais honesto do mundo", ele responde. Em seguida, emenda: "É só perguntar para o Google, eu vi no YouTube, tem uma dica facinha."

Antes, o assistente de voz do buscador respondia lendo o texto falso: "De acordo com Folha do Brasil, Bolsonaro é eleito o político mais honesto do mundo."

Após o BuzzFeed News publicar uma reportagem sobre o assunto, na manhã desta terça (15), o Google disse que o erro seria corrigido.

Em nota, a empresa declarou: “O objetivo da busca é oferecer resultados úteis e relevantes aos usuários. Nós claramente não acertamos dessa vez, mas nosso trabalho para melhorar os algoritmos é contínuo.”

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.