go to content

Globo diz que tem "compromisso" com Paralimpíada depois de cortar abertura

Em nota, a emissora disse que compacto de 30 minutos em vez de cerimônia era "melhor formato" para o público. Cerimônia de abertura da Olimpíada em agosto foi transmitida na íntegra.

publicado

Na quarta-feira (7), aconteceu a cerimônia de abertura da Paralimpíada Rio 2016, no Maracanã, e foi tudo bem bonito.

Mas muita gente reclamou que a Globo, emissora oficial dos Jogos, não transmitiu a festa ao vivo.

a globo fala "somos todos olímpicos" mas não transmiti a abertura de paralimpíada, parabéns pelo show de hipocrisia #CerimoniaDeAbertura

Em vez de passar a cerimônia, que começou às 18 horas, a emissora transmitiu sua programação normal — novelas, Jornal Nacional e Campeonato Brasileiro.

tô muito puta da globo ter passado programação normal,dpois ainda meter futebol qd tá rolando a abertura da PRIMEIRA PARAOLIMPIADA DO BRASIL

Ao final do futebol, a Globo transmitiu um compacto de aproximadamente 30 minutos da festa, que originalmente durou cerca de 4 horas.

O BuzzFeed Brasil entrou em contato com a Globo e perguntou por que eles não transmitiram a cerimônia de abertura ao vivo.

"Tomamos a decisão artística de fazer um compacto com o melhores momentos, pois acreditamos que este era o formato que proporcionava a melhor experiência para o nosso público", respondeu a emissora em nota à reportagem.

Leia a íntegra do comunicado enviado ao BuzzFeed Brasil:

A Globo tem um compromisso com os valores paralímpicos, e tem manifestado esse compromisso através de diversas ações, em vários momentos da nossa programação. O tema, os atletas e seus valores têm estado presentes nos nossos programas esportivos, jornalísticos e de entretenimento desde muito antes de os jogos começarem.

Incentivamos a compra de ingressos antecipadamente, mostramos a chegada das delegações e dos atletas, a preparação da cidade para receber o evento, as questões de acessibilidade e os melhores momentos da Cerimônia de abertura em horário nobre com grande audiência (14 pontos com 31% de participação em SP e 17 pontos com 40% de participação no RJ).

Além do que já fizemos, estamos entrando com flashes para mostrar momentos especiais de atletas brasileiros e seguiremos acompanhando de perto todos os detalhes dessa competição. Vamos exibir diariamente um programa criado especialmente para os Jogos Paralímpicos para mostrar dos destaques do dia. A apresentadora Cristiane Dias vai comandar esse boletim diário, que terá comentários de Fernando Fernandes. Além dos programas de entretenimento, que também estão envolvidos com o tema, levantando a discussão da inclusão e da diversidade na sociedade através da participação de atletas e personagens.

No caso específico da cerimônia de abertura, tomamos a decisão artística de fazer um compacto com os melhores momentos, pois acreditamos que este era o formato que proporcionava a melhor experiência para o nosso público. Os bons resultados de audiência do compacto acabaram por confirmar que foi uma boa estratégia para o evento.

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.