go to content

Aos berros, Gilmar e Lewandowski protagonizam bafão no STF

Lewandowski estranhou um pedido de Gilmar por mais tempo para analisar uma ação em que já havia votado. "Vossa excelência já fez coisas mais heterodoxas aqui", rebateu Gilmar. Daí pra frente, até o impeachment de Dilma entrou na roda.

publicado

Os ministros do STF Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski protagonizaram um arranca-rabo no plenário.

Tudo começou quando Gilmar pediu mais tempo para analisar uma ação em que já havia votado. Diante da situação, Lewandowski pediu licença para um comentário maldoso:

Em latim, a expressão "data venia" — muito usada no direito — significa "com todo o respeito".

Antes mesmo de a presidente do STF, Cármen Lúcia, dizer a Lewandowski que o pedido é permitido pelo regimento, o próprio Gilmar — que não foi filmado pela TV Justiça durante a briga — rebateu a maldade do coleguinha com outra gentileza:

Lewandowski, é claro, não deixou por menos:

E ainda completou:

A essa altura do campeonato, o plenário do Supremo Tribunal Federal já havia se transformado em um bate-boca aberto entre os eminentes ministros. Foi aí que Gilmar trouxe à tona outro assunto polêmico: o impeachment de Dilma Rousseff.

O ministro deixou de lado as indiretas e mandou a seguinte frase a Lewandowski, que presidiu o final do processo contra Dilma no Senado Federal — à época, o ministro presidia o STF:

Foi a senha para as câmeras da TV Justiça pararem de dar closes nos ministros — que continuaram brigando anyway.

O seguinte diálogo se seguiu:

Lewandowski — No Senado? Basta ver o que vossa excelência faz diariamente nos jornais. Uma atitude absolutamente, ao meu ver, incompatível...

Gilmar — Faço inclusive para reparar os absurdos que vossa excelência faz...

— Absurdos, não. Vossa excelência retire o que disse porque isso não existe. Vossa excelência está faltando com o decoro...

— Não retiro.

— ...não é de hoje. E eu repilo...

— Não retiro.

Foi nesse ponto que Lewandowski cunhou a frase que encerrou a discussão:


Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.