back to top

Fogo na Chapada dos Veadeiros já destruiu área equivalente a um terço de SP

Em apenas duas semanas, foram 50 mil dos 240 mil hectares que compõem o parque. "A gente está trabalhando com a chance de controlar todas as frentes de incêndio até o fim de semana", afirma Christian Berlink, coordenador de prevenção e combate a incêndios do ICMBio.

publicado

O equivalente a um terço da cidade de São Paulo, ou 500 milhões de metros quadrados (50 mil hectares), é o tamanho da área destruída pelo incêndio na Chapada dos Veadeiros.

O fogo começou há duas semanas, no dia 11, e ainda não foi controlado — fazem parte da operação 200 brigadistas, quatro helicópteros, cinco caminhões-pipa e um avião da FAB.

Fernando Tatagiba / ICMBio

Os primeiros focos já foram controlados, mas os brigadistas precisam ficar por perto. As condições climáticas — temperatura alta, baixa umidade do ar e ventos fortes — dificultam o combate às chamas.

Ramilla Rodrigues / ICMBio

Apesar de persistir, o fogo dentro da área do parque, com 240 mil hectares de área, está sob controle. É nas áreas já fora do parque, longe das trilhas, que o combate se tornou mais intenso.

Dos 200 homens espalhados pela Chapada dos Veadeiros, 35 estão concentrados em combater o foco mais forte, no vale do rio São Miguel.

O trabalho é coordenado pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Biodiversidade e Conservação). "A gente está trabalhando com a chance de controlar todas as frentes de incêndio até o fim de semana", afirma Christian Berlink, coordenador de prevenção e combate a incêndios do instituto.

Ele pondera, porém, que essa é uma estimativa otimista.


Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.