back to top

Hans Donner não está sozinho: até Darcy Ribeiro quis incluir "amor" na bandeira

Um projeto de lei que tentava aprovar a mudança na Câmara foi engavetado. "Ordem e Progresso já se incorporou ao inconsciente coletivo", justificou o relator.

publicado

Você talvez tenha ouvido falar que o designer Hans Donner — famoso por criar a identidade visual de várias coisas na Globo — sugeriu um novo desenho para a bandeira do Brasil.

Uma das mudanças propostas por Donner, alemão que também tem cidadania brasileira, é incluir a palavra "amor" no lema da bandeira.

Essa ideia não é nova e já foi defendida por um monte de gente — do sociólogo Darcy Ribeiro ao músico Jards Macalé.

O lema original, "Ordem e Progresso", é inspirado no pensamento do francês Auguste Comte, um dos principais idealizadores do positivismo.

A frase original escrita por Comte, porém, incluía a palavra amor: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim."

O principal argumento dos que defendem a inclusão do amor na bandeira é que, ao tirá-lo da frase, o lema fica com sentido incompleto.

Durante seu mandato no Senado, entre 1991 e 1997, Darcy Ribeiro (que morreu em 1997) defendeu seriamente a proposta e tentou fazer um acordo com o então presidente da Casa, José Sarney (PMDB).

Em 2003, o deputado Chico Alencar (PSOL-RJ) apresentou um projeto de lei para incluir a palavra "amor" na bandeira do Brasil. No entanto, após relatório desfavorável na comissão, o projeto foi engavetado.

"Ao reduzir o lema para 'Ordem e Progresso', perdeu-se a essência do pensamento positivista, razão pela qual pretende acrescer-lhe a palavra 'Amor'", escreveu o deputado na justificativa do projeto.

À época, o deputado Vic Pires Franco (DEM-PA), que relatou o projeto, disse que o lema que está na bandeira "já se incorporou ao inconsciente coletivo pátrio como representação da nossa nacionalidade, tendo, por tal fato, sido mantido por mais de um século".

Quando estava no Senado, Eduardo Suplicy (PT-SP) fez um apaixonado discurso defendendo o amor na bandeira.

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.