back to top

We’ve updated our privacy notice and cookie policy. Learn more about cookies, including how to disable them, and find out how we collect your personal data and what we use it for.

Após decisão da Justiça, Facebook promete apagar notícias falsas sobre Marielle

Em nota, a empresa disse que "respeita a Justiça brasileira e removerá os conteúdos específicos indicados nos autos".

publicado

O juiz Jansen Novelle, da 15ª Vara Cível do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, determinou nesta quarta (28) que o Facebook apague posts com informações falsas sobre a vereadora Marielle Franco, executada há duas semanas.

Em nota, a empresa disse que "respeita a Justiça brasileira e removerá os conteúdos específicos indicados nos autos".

Na decisão, Novelle determina ainda que o Facebook identifique "todos os IPs e usuários que realizaram postagens ou publicações criminal e civilmente ilícitas sobre o assunto para que as autoras (a irmã e a viúva da vereadora) possam acioná-los e responsabilizá-los nessas esferas".

"Querem manchar a sua vida e trabalho, em verdade, pelo só fato de ter nascido numa área proletária da qual o Estado desdenha, não fornecendo saneamento básico, saúde e educação", escreveu o magistrado.

Foi a segunda decisão judicial determinando a retirada de mentiras sobre Marielle na internet. Na sexta (23), como mostrou o BuzzFeed News, o YouTube retirou do ar vídeos que tinham notícias falsas sobre a vereadora.

No fim de semana após o crime, ao menos dois vídeos com informações falsas chegaram à lista Em Alta (Trending) da plataforma, que pertence ao Google.

Veja também:

22 fatos sobre Marielle Franco

Hora a hora, como a execução de Marielle virou um escândalo global e mobilizou o Brasil

Após ordem judicial, YouTube apaga notícias falsas sobre Marielle que tiveram milhões de visualizações

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.