back to top

Duas adolescentes, uma delas grávida, foram mortas com tiros à queima-roupa no ES

Por causa da grande quantidade de mortes, as funerárias do Espírito Santo não estão conseguindo avisar os cemitérios antes de levar os corpos.

publicado

Késia Lemos da Vitória, 16 anos, e Ellen Machado Gouveia, 14, são duas das vítimas da onda de violência que atinge o Espírito Santo. Melhores amigas, elas foram encontradas mortas, com tiros na cabeça, em uma área de difícil acesso, em Fundão (ES).

Késia estava grávida.

Reprodução

Segundo familiares, as adolescentes saíram para uma festa no domingo (5) à tarde e não voltaram mais. Os corpos só foram encontrados dois dias depois, na terça-feira (7) à tarde.

"Minha irmã era uma menina que gostava de sair, é só o que eu tenho para falar agora", afirmou Thalita, 19, parente de Késia.

Reprodução

Fotos da cena do crime foram compartilhadas em grupos de Facebook e no WhatsApp, antes mesmo de a polícia confirmar as mortes às famílias.

O BuzzFeed Brasil teve acesso às certidões de óbito, que registram a causa da morte em termos técnicos: "ação perfuro contundente", o que significa um tiro de arma de fogo.

Investigadores que falaram à reportagem nos últimos dias, em condição de anonimato, afirmaram que boa parte das mortes registradas até agora ocorreram em situações parecidas: tiros fatais, à queima-roupa, sem possibilidade de defesa da vítima.

Ou seja, assassinatos com características de execução.

Reprodução

Até agora, no entanto, os órgãos oficiais se recusam a passar informações sobre os homicídios dos últimos dias. Nesta quinta (9), o Sindicato da Polícia Civil (Sindipol) deixou de divulgar números de mortos. O governo do Estado não fornece o dado.

O BuzzFeed Brasil pediu acesso ao boletim de ocorrência — um documento público — das mortes de Késia e Ellen à Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e à delegacia de Fundão (ES), onde o caso foi registrado. Sem sucesso.

O último balanço divulgado pelo Sindipol dava conta de que mais de 100 pessoas haviam sido mortas desde sábado (4).

Essa informação, no entanto, pode estar incorreta.

BuzzFeed

Nesta quinta, o Sindipol fará uma assembleia para decidir se a Polícia Civil também começará uma paralisação.

Késia e Ellen foram enterradas lado a lado nesta quinta-feira (9), no cemitério São Domingos, que fica numa área periférica da cidade de Serra (ES), região metropolitana de Vitória.

Não houve velório, e os caixões estavam lacrados.

BuzzFeed

Uma única coroa de flores foi depositada em cima dos túmulos, que não têm identificação. Um funcionário do local relatou que, dada a grande quantidade de mortes, as funerárias não estão conseguindo avisar os cemitérios antes de levar os corpos.

BuzzFeed

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.