back to top

Clientes de Uber têm contas clonadas e pagam por viagens que não fizeram

Golpes do tipo podem ser aplicados por hackers que roubam senhas. Empresa diz que entrou em contato e resolveu o problema.

publicado

Usuários de Uber têm relatado nas redes sociais que suas contas no aplicativo foram clonadas — e estão sendo cobrados por viagens que não fizeram, em cidades que nunca visitaram.

Uma das afetadas pelo problema, Mari Messias reclamou para a empresa pelo Twitter, de início:

Bom, realmente foi meu Uber que foi hackeado ou clonado. Cancelei cartão e segue inferno. O @Uber_Brasil sequer se digna a responder mais.

Sdds de um período mais simples na vida quando meu Uber não tinha sido clonado.

No Facebook, ela elaborou o que aconteceu:

Boa noite, internautas, trago um relato que pode interessar vocês: meu Uber foi clonado. E mais: não sou a única. Após uma semana de intenso inferno resolvi dividir a raiva com a falta de resposta no Twitter e descobri pelo menos mais 4 casos: um cujo app foi usado em NY, um que foi usado na Itália e dois no Brasil. O meu, especificamente, está sendo usado em Indaiatuba.

Depois, atualizou o post com a seguinte mensagem:

O Uber me ligou e acredito que esteja tudo resolvido para mim. Já posso sentir a brisa da vida simples novamente.

Outros casos já haviam sido relatados. Também no Facebook, Leandro Bravo contou que a conta da namorada dele teve sete tentativas de viagens, que acabaram canceladas:

Ele escreveu o seguinte:

Você que tem o Uber instalado no seu celular, tome cuidado, pois ele está sofrendo um ataque de invasores hoje, 12/10, onde estão surgindo corridas fantasmas nos usuários do aplicativo.

Essas foram as 7 tentativas de viagens falsas que minha namorada sofreu hoje. Conseguiram ganhar uma no valor de 138 reais, que já foi debitado do cartão, antes mesmo dela tentar cancelar a cobrança ou a corrida.

FIQUEM ATENTOS! Qualquer notificação que vier do Uber, dê atenção e veja o que está acontecendo.

OBS: Acredito ser um ataque pq aconteceu comigo outro tipo de problema essa semana. Eu recebi notificações antigas e replicadas do Uber, que falava que eu estava pedindo um carro, que ele tava a caminho e depois que a corrida tinha sido concluída, mas eram da mesma viagem que eu tinha feito 10h antes. Isso rolou três vezes seguidas em 1h. Tá estranho, por isso falo pra terem atenção.

E teve gente que, apesar da situação, fez piada:

Um dia é meu uber clonado, no outro a cozinha desabando, NÃO quero pensar no dia de amanhã

Além das pessoas que escreveram para a Uber no Reclame Aqui com problemas semelhantes — nem todos tão bem-humorados.

Golpes do tipo podem ser aplicados por meio de "phishing", técnica em que hackers disparam milhares de emails se passando por empresas, na tentativa de roubar senhas.

Procurada, a Uber informou que "entrou em contato com a usuária e o problema foi resolvido".

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.