back to top

Blocos de carnaval de SP organizam micareta para marcar saída de Doria da prefeitura

Desde que assumiu a prefeitura, em 2017, tucano entrou em conflito com organizadores de bloquinhos contrários às mudanças propostas por ele na organização da festa.

publicado

O Fórum Aberto dos Blocos de Carnaval, que reúne membros dos principais bloquinhos paulistanos, está organizando uma micareta para marcar a saída do prefeito João Doria (PSDB), que vai disputar a eleição para o governo do Estado.

O evento foi batizado de Micadória.

Doria e os organizadores de blocos de Carnaval entraram em conflito já em 2017, primeiro ano do tucano à frente da prefeitura. O prefeito recebeu críticas à época após declarar que o Carnaval de rua da Vila Madalena, principal polo da festa na cidade, "já deu o que tinha que dar".

Doria na abertura do carnaval de São Paulo neste ano.
Secom / Prefeitura de São Paulo

Doria na abertura do carnaval de São Paulo neste ano.

Neste ano, diversos blocos desfilaram na avenida 23 de Maio, numa tentativa da prefeitura de proporcionar maior organização à festa. Doria afirmou que a escolha foi um teste para, no futuro, criarem um circuito carnavalesco semelhante ao de Salvador.

Os integrantes dos blocos decidiram realizar a Micadória para marcar posição sobre a organização da festa na cidade. "O diálogo [com a prefeitura] existe, mas não é efetivo: nos escutam, propusemos um modelo, mas não foi adiante", afirma Fábio Aguiar, um dos integrantes do Fórum Aberto dos Blocos de Carnaval.

"É uma manifestação legítima, não é só uma festa", continua. "Como sociedade civil, também é para se manifestar contra a saída do prefeito do cargo."

A festa está marcada para o próximo sábado, 6 de abril — véspera do limite para Doria deixar o cargo de prefeito a fim de concorrer ao governo do Estado —, no viaduto do Chá, em frente à sede da prefeitura.

Confira mais detalhes do evento no Facebook.

Veja também:

Entenda com mapas o que a prefeitura quer fazer com os ônibus de São Paulo

Doria diz que apagão "não é problema da prefeitura" e promete conceder Pacaembu à iniciativa privada

Doria publica indireta a Serra, que chamou medida da prefeitura de "verdadeira monstruosidade"

Alexandre Aragão é Repórter do BuzzFeed e trabalha em São Paulo. Entre em contato com ele pelo email alexandre.aragao@buzzfeed.com

Contact Alexandre Aragão at alexandre.aragao@buzzfeed.com.

Got a confidential tip? Submit it here.