go to content

Utilidade pública: por favor, lavem as porcarias dos seus travesseiros

Vamos falar coisas sujas.

publicado

O seu travesseiro é o pilar da sua experiência de conforto durante o sono.

Disney

Podemos debater sobre lençóis e edredons por dias, mas todos podemos concordar com o fato de o pilar ser o travesseiro, certo?

E já falamos antes sobre a frequência com que você deve lavar sua roupa de cama.

Disney

Lembre-se: lave sua roupa de cama a cada 1 ou 2 semanas ou com uma frequência maior caso você viva numa região de clima úmido.

Mas com que frequência você lava os seus travesseiros?

Hasbro

Estamos falando dos travesseiros, e não das fronhas. Resposta: se você ainda não lavou seus travesseiros, pule o artigo, lave-os na máquina de lavar, depois leia o resto deste texto enquanto eles estão lavando. Vai lá, eu espero.

Sabe, uma cama é o lugar perfeito para o crescimento de fungos.

geneticist.tumblr.com

Em um estudo publicado na Allergy em 2006, uma equipe da Universidade de Manchester fez as contas:

"Adultos podem produzir até 100 litros de suor na cama anualmente, que por aproximadamente 8h por dia, ficam a aproximadamente 30°C e num estado de alta umidade — um meio ideal para a cultura de fungos".

Neste estudo, a equipe esfregou alguns travesseiros selecionados à procura de fungos.

Ghostbusters / Columbia Pictures

Eles juntaram 10 travesseiros que estavam em uso regular e tinham entre 1,5 e 20 anos. E aí eles tiraram fungos dos travesseiros.

Foram encontrados 50 tipos de fungos, no total. As três espécies mais comuns foram Aspergillus fumigatus (aquela que afeta os seus pulmões), Aureobasidium pullulans (esse é um escuro e nojento) e Rhodotorula mucilaginosa (uma levedura de rápido crescimento).

E cada travesseiro tinha, pelo menos, quatro tipos de fungos, diga-se de passagem. "O número de espécies isoladas por travesseiro variou de 4 a 16."

Travesseiros sintéticos têm mais fungos do que travesseiros de plumas.

youtube.com

Isso é porque os travesseiros sintéticos são mais porosos. E eles não precisam estar bem forrados para prevenir que as plumas caiam.

"Sem precisar conter plumas, as fronhas dos travesseiros são mais porosas, com o tamanho dos poros aumentando de 2 para >10μm."

Se você tem asma, então o seu travesseiro é ainda mais importante.

Disney

O estudo continua a explicar que "o travesseiro típico contém uma carga substancial de várias espécies de fungos, particularmente a A. fumigatus. Dados o tempo gasto dormindo e a proximidade do travesseiro com as vias aéreas, os travesseiros sintéticos e de plumas podem ser uma fonte primária de fungos e produtos fúngicos.

"Isto tem implicações importantes para pacientes com problemas respiratórios, e especialmente para asma e sinusite."

Logo, um protetor para o travesseiro é uma boa ideia.

Disney

Agora que você está horrorizado com os seus travesseiros com fungos, o que podemos fazer? Felizmente, Verity Mann, chefe de testes no Good Housekeeping Institute tem umas dicas fáceis e práticas.

"Certifique-se de usar protetores para os travesseiros, já que eles agem como uma barreira extra entre você e o travesseiro — eles também podem ser lavados a cada uma ou duas semanas. A Argos tem alguns, a partir de £2.99.

E você deveria lavar seus travesseiros a cada 6 meses.

New Girl / FOX

Mann explica: "A cada 6 meses ou por aí, lave e seque seus travesseiros seguindo as instruções de uso da etiqueta. Se não houver uma etiqueta de uso ou se você a tiver retirado, use água quente e escolha o ciclo suave.

"Também é uma boa ideia colocá-lo para enxaguar com água fria extra e centrifugar para remover o máximo de umidade possível, para auxiliar na secagem. A maior parte dos travesseiros podem ser lavados na máquina, mas não com espuma — ao invés disso, lave usando uma esponja com água quente e ensaboada.

Você pode lavá-los em casa, não os lave a seco.

Andrea Hickey/ BuzzFeed

"Coloque os travesseiros para bater em calor baixo, balançando-os e virando-os com frequência*. Ao secar travesseiros com preenchimento natural, é importante sacudi-los ocasionalmente para redistribuir as plumas. Coloque-os em um varal, assim eles ficam planos e têm uma boa circulação de ar para auxiliar na secagem.

"Não limpe a seco, porque a química é difícil de remover e você certamente não vai querer respirar gases tóxicos durante a noite. Nos meses mais quentes, ou se você sente calor à noite, você pode querer lavá-los com mais frequência."

*Se você não tem uma secadora de bater, a maioria das lavanderias oferece um serviço de limpeza de travesseiros. E se você não curte uma lavanderia, aqui estão algumas dicas úteis sobre como secar travesseiros em um varal.

E você deveria repor seus travesseiros a cada dois anos.

Taylor Miller/ BuzzFeed

Descarte seus travesseiros quando eles ficarem irregulares, conclui Mann. "Os travesseiros têm a importante tarefa de apoiar sua cabeça e pescoço na hora do sono. Não há um ciclo de duração pré-determinado para os seus travesseiros, mas, como uma norma, é certo presumir que eles precisam ser substituídos a cada 2 anos de uso contínuo. Os travesseiros absorvem óleos corporais, pele morta, cabelo (e respingos...) e podem acabar sendo um playground para ácaros se for mantido por muito tempo.

"Com o passar do tempo, sejam eles feitos de fibras naturais ou artificiais, eles eventualmente pararão de cumprir com o seu papel com eficácia. Os sinais de velhice são o travesseiro se tornar irregular, precisar ser somado com mais um ou, caso você o dobre, ele permanecer dobrado."

Every. Tasty. Video. EVER. The new Tasty app is here!

Dismiss