back to top

6 receitas maravilhosas com couve-flor

Dá pra fazer tanta coisa com couve-flor!

publicado

Aprenda a fazer as 6 receitas com couve-flor:

Veja este vídeo no YouTube

youtube.com

Quiche com massa de couve-flor

8 porçõesVocê vai precisar de:1 couve-flor, cortada em floretes55g (1/2 xícara) de queijo parmesão ralado1/4 colher de chá de alho em pó3/4 colher de chá de sal, dividida6 ovos, dividido240ml (1 xícara) de leite50g (1/2 xícara) de queijo feta, esmigalhado1/2 colher de chá de pimenta1/2 colher de sopa de azeite de oliva8 unidades de aspargo, aparados, cortados em pedaços de 2 cm160g (4 xícaras) de espinafre tipo baby4 cebolinhas picadasModo de preparo:1. Preaqueça o forno a 220°C.2. Adicione a couve-flor a um processador de alimentos e pulse até que esteja esmigalhada em pedaços bem fininhos.3. Coloque-a em um recipiente que possa ir ao micro-ondas e aqueça por 5 minutos. Espere esfriar completamente.4. Coloque a couve-flor cozida em uma toalha e aperte retirando o máximo de água possível. Descarte o líquido.5. Adicione a couve-flor a uma tigela com ovo, queijo parmesão, alho em pó e 1/4 colher de chá de sal.6. Pressione a mistura da massa uniformemente em uma assadeira de torta, certificando-se de preencher as laterais da assadeira.7. Leve ao forno por 15-20 minutos, até dourar. Separe para esfriar.8. Reduza a temperatura do forno para 190°C.9. Em uma tigela separada bata 5 ovos com o leite, queijo feta em migalhas, 1/2 colher de chá de sal e pimenta.10. Em uma frigideira média, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione os pedaços de aspargo e cozinhe até que estejam levemente macios.11. Adicione o espinafre e cozinhe até murchar.12. Coloque a mistura de aspargos e espinafre sobre a massa assada de couve-flor. Despeje a mistura de ovos e queijo por cima e polvilhe com a cebolinha.13. Leve ao forno por 45 minutos ou até que a quiche esteja assada e levemente dourada.14. Deixe esfriar por 15 minutos antes de servir.15. Bom apetite!
Tasty Demais

8 porções

Você vai precisar de:

1 couve-flor, cortada em floretes

55g (1/2 xícara) de queijo parmesão ralado

1/4 colher de chá de alho em pó

3/4 colher de chá de sal, dividida

6 ovos, dividido

240ml (1 xícara) de leite

50g (1/2 xícara) de queijo feta, esmigalhado

1/2 colher de chá de pimenta

1/2 colher de sopa de azeite de oliva

8 unidades de aspargo, aparados, cortados em pedaços de 2 cm

160g (4 xícaras) de espinafre tipo baby

4 cebolinhas picadas

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 220°C.

2. Adicione a couve-flor a um processador de alimentos e pulse até que esteja esmigalhada em pedaços bem fininhos.

3. Coloque-a em um recipiente que possa ir ao micro-ondas e aqueça por 5 minutos. Espere esfriar completamente.

4. Coloque a couve-flor cozida em uma toalha e aperte retirando o máximo de água possível. Descarte o líquido.

5. Adicione a couve-flor a uma tigela com ovo, queijo parmesão, alho em pó e 1/4 colher de chá de sal.

6. Pressione a mistura da massa uniformemente em uma assadeira de torta, certificando-se de preencher as laterais da assadeira.

7. Leve ao forno por 15-20 minutos, até dourar. Separe para esfriar.

8. Reduza a temperatura do forno para 190°C.

9. Em uma tigela separada bata 5 ovos com o leite, queijo feta em migalhas, 1/2 colher de chá de sal e pimenta.

10. Em uma frigideira média, aqueça o azeite de oliva em fogo médio. Adicione os pedaços de aspargo e cozinhe até que estejam levemente macios.

11. Adicione o espinafre e cozinhe até murchar.

12. Coloque a mistura de aspargos e espinafre sobre a massa assada de couve-flor. Despeje a mistura de ovos e queijo por cima e polvilhe com a cebolinha.

13. Leve ao forno por 45 minutos ou até que a quiche esteja assada e levemente dourada.

14. Deixe esfriar por 15 minutos antes de servir.

15. Bom apetite!

Petisco de couve-flor apimentado extra crocante

4 porçõesVocê vai precisar de:1 cabeça grande de couve-flor ou 2 cabeças pequenas, lavadas1 colher de chá de sal de aipo1 colher de chá de orégano desidratado1 colher de chá de cominho1 colher de chá de cebola em pó1 colher de chá de alho em pó1 colher de chá de páprica1 colher de chá de pimenta caiena1 colher de chá de sal1 colher de chá de pimenta250 g (2 xícaras) de farinha de trigo2 colheres de sopa de amido de milho360ml (1 1/2 xícaras) de leite de soja1 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã2 colheres de sopa de molho picanteóleo vegetal para fitarModo de preparo:1. Corte a couve-flor em grandes buquês. Transfira para uma tigela grande e reserve.2. Em uma tigela pequena, misture o sal de aipo, o orégano, o cominho, a cebola em pó, o alho em pó, a páprica, a pimenta caiena, o sal e a pimenta. Misture bem.3. Em uma tigela média, adicione metade da mistura de especiarias à farinha.4. Adicione o amido de milho e misture.5. Em uma tigela média separada, misture o leite de soja, o vinagre de maçã e o molho picante. Bata.6. Despeje a mistura de especiarias restante sobre os buquês de couve-flor e misture.7. Despeje a mistura de leite sobre a couve-flor e misture bem até que estejam cobertos.8. Cubra com filme plástico e refrigere por no mínimo 1 hora.9. Aqueça o óleo vegetal em uma panela grande até atingir 180°C.10. Coloque cada buquê de couve-flor na mistura de farinha até ficar bem coberto, tirando qualquer excesso. Mergulhe-os de volta na mistura restante de leite de soja na tigela onde eles marinaram, depois novamente na mistura de farinha.11. Frite a couve-flor por 4 a 5 minutos, até ficar dourado e crocante.12. Escorra os pedaços em uma grelha ou toalhas de papel. Deixe esfriar de 5 a 10 minutos antes de servir.13. Saboreie!
Tasty

4 porções

Você vai precisar de:

1 cabeça grande de couve-flor ou 2 cabeças pequenas, lavadas

1 colher de chá de sal de aipo

1 colher de chá de orégano desidratado

1 colher de chá de cominho

1 colher de chá de cebola em pó

1 colher de chá de alho em pó

1 colher de chá de páprica

1 colher de chá de pimenta caiena

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta

250 g (2 xícaras) de farinha de trigo

2 colheres de sopa de amido de milho

360ml (1 1/2 xícaras) de leite de soja

1 1/2 colher de sopa de vinagre de maçã

2 colheres de sopa de molho picante

óleo vegetal para fitar

Modo de preparo:

1. Corte a couve-flor em grandes buquês. Transfira para uma tigela grande e reserve.

2. Em uma tigela pequena, misture o sal de aipo, o orégano, o cominho, a cebola em pó, o alho em pó, a páprica, a pimenta caiena, o sal e a pimenta. Misture bem.

3. Em uma tigela média, adicione metade da mistura de especiarias à farinha.

4. Adicione o amido de milho e misture.

5. Em uma tigela média separada, misture o leite de soja, o vinagre de maçã e o molho picante. Bata.

6. Despeje a mistura de especiarias restante sobre os buquês de couve-flor e misture.

7. Despeje a mistura de leite sobre a couve-flor e misture bem até que estejam cobertos.

8. Cubra com filme plástico e refrigere por no mínimo 1 hora.

9. Aqueça o óleo vegetal em uma panela grande até atingir 180°C.

10. Coloque cada buquê de couve-flor na mistura de farinha até ficar bem coberto, tirando qualquer excesso. Mergulhe-os de volta na mistura restante de leite de soja na tigela onde eles marinaram, depois novamente na mistura de farinha.

11. Frite a couve-flor por 4 a 5 minutos, até ficar dourado e crocante.

12. Escorra os pedaços em uma grelha ou toalhas de papel. Deixe esfriar de 5 a 10 minutos antes de servir.

13. Saboreie!

Arroz de couve-flor

Você vai precisar de:1 cabeça de couve-florModo de preparo:Retire todas as flores e corte a couve-flor em flores menores.Coloque as flores em um processador e bata até chegar a uma textura de arroz Cuidado para não processar demais, senão vai virar um purê. Separe e drene o excesso de água com papel-toalha, se desejar.Arroz de couve-flor com frango e gergelimVocê vai precisar de:1 peito de frango cortado em cubos2 xícaras de ervilhas e cenouras2 colheres de sopa de molho shoyu2 colheres de chá de pimenta do reino1 receita de arroz de couve-flor3 ovos batidos2 colheres de sopa de gergelimModo de preparo:Coloque o frango em uma panela grande em fogo médio-alto, até que nenhuma parte rosada apareça. Adicione as ervilhas, cenouras, molho shoyu e pimenta do reino.Mexa até que a maior parte do líquido tenha sido reduzida, depois adicione o arroz de couve-flor. Cozinhe por cerca de 3-4 minutos até que os vegetais e o frango tenham incorporado igualmente no arroz.Espalhe o arroz em direção às bordas da panela, criando um espaço no centro.Jogue os ovos batidos no espaço, mexendo somente os ovos até que cozinhem.Misture os ovos no arroz, depois misture o gergelim.Sirva!
Tasty

Você vai precisar de:

1 cabeça de couve-flor

Modo de preparo:

Retire todas as flores e corte a couve-flor em flores menores.

Coloque as flores em um processador e bata até chegar a uma textura de arroz Cuidado para não processar demais, senão vai virar um purê. Separe e drene o excesso de água com papel-toalha, se desejar.

Arroz de couve-flor com frango e gergelim
Você vai precisar de:

1 peito de frango cortado em cubos

2 xícaras de ervilhas e cenouras

2 colheres de sopa de molho shoyu

2 colheres de chá de pimenta do reino

1 receita de arroz de couve-flor

3 ovos batidos

2 colheres de sopa de gergelim

Modo de preparo:

Coloque o frango em uma panela grande em fogo médio-alto, até que nenhuma parte rosada apareça. Adicione as ervilhas, cenouras, molho shoyu e pimenta do reino.

Mexa até que a maior parte do líquido tenha sido reduzida, depois adicione o arroz de couve-flor. Cozinhe por cerca de 3-4 minutos até que os vegetais e o frango tenham incorporado igualmente no arroz.

Espalhe o arroz em direção às bordas da panela, criando um espaço no centro.

Jogue os ovos batidos no espaço, mexendo somente os ovos até que cozinhem.

Misture os ovos no arroz, depois misture o gergelim.

Sirva!

Couve-flor recheada

8 porçõesVocê vai precisar de:RECHEIO455g de carne moída½ cebola, em cubos3 dentes de alho, picados2 colheres de chá de pasta de tomate1 tomate, picado1 ovo½ colher de chá de pimenta calabresa em flocos1 colher de chá de orégano desidratado1 colher de sopa de manjericão fresco, picado1 colher de chá de sálvia fresca, picada½ colher de chá de pimenta1 ½ colher de de sal2 couves-floresMOLHO BECHAMEL2 colheres de sopa de manteiga2 colheres de sopa de farinha de trigo2 ½ xícaras (600ml) de leite½ xícara de queijo parmesão ralado½ colher de chá de pimenta1 colher de chá de salModo de preparo:Preaqueça o forno a 200˚C.Para o recheio de carne moída, misture a carne moída, a cebola, o alho, a pasta de tomate, o tomate, o ovo, a pimenta calabresa em flocos, o orégano, o manjericão, a sálvia, a pimenta e o sal em uma tigela grande até conseguir uma mistura totalmente incorporada. Reserve.Remova a haste por inteiro da couve-flor, tendo o cuidado de deixar a cabeça intacta.Ferva a couve-flor em uma panela com água em fogo alto por 8 a 10 minutos ou até a couve ficar macia.Remova a couve-flor da panela e coloque-a em uma forma forrada com papel manteiga.Cuidadosamente, remova qualquer resquício da haste, assegurando o espaço para o recheio.Recheie a cabeça da couve-flor com a mistura de carne moída, tendo o cuidado de empurrar bem o recheio na cabeça da couve.Deixe a cabeça da couve-flor invertida e cubra-a com papel alumínio. Cozinhe no forno preaquecido por 30 minutos ou até que a mistura de carne moída esteja bem cozida.Preaqueça o forno para grelhar.Para o molho bechamel, derreta a manteiga em uma caçarola em fogo médio.Acrescente a farinha de trigo e mexa até começar a dourar, cerca de 2 minutos.Coloque o leite e mexa. Deixe a mistura engrossar, cerca de 5 minutos.Acrescente o queijo parmesão, o sal e a pimenta e misture até incorporar totalmente. A mistura deverá ficar com a consistência de uma massa espessa.Retire o papel alumínio da couve-flor recheada.Cubra a couve-flor com o molho bechamel e polvilhe com o queijo parmesão.Grelhe por cinco minutos ou até o bechamel começar a dourar.Decore com mais parmesão e manjericão fresco.Bom apetite!
Tasty

8 porções

Você vai precisar de:
RECHEIO

455g de carne moída

½ cebola, em cubos

3 dentes de alho, picados

2 colheres de chá de pasta de tomate

1 tomate, picado

1 ovo

½ colher de chá de pimenta calabresa em flocos

1 colher de chá de orégano desidratado

1 colher de sopa de manjericão fresco, picado

1 colher de chá de sálvia fresca, picada

½ colher de chá de pimenta

1 ½ colher de de sal

2 couves-flores

MOLHO BECHAMEL

2 colheres de sopa de manteiga

2 colheres de sopa de farinha de trigo

2 ½ xícaras (600ml) de leite

½ xícara de queijo parmesão ralado

½ colher de chá de pimenta

1 colher de chá de sal

Modo de preparo:

Preaqueça o forno a 200˚C.

Para o recheio de carne moída, misture a carne moída, a cebola, o alho, a pasta de tomate, o tomate, o ovo, a pimenta calabresa em flocos, o orégano, o manjericão, a sálvia, a pimenta e o sal em uma tigela grande até conseguir uma mistura totalmente incorporada. Reserve.

Remova a haste por inteiro da couve-flor, tendo o cuidado de deixar a cabeça intacta.

Ferva a couve-flor em uma panela com água em fogo alto por 8 a 10 minutos ou até a couve ficar macia.

Remova a couve-flor da panela e coloque-a em uma forma forrada com papel manteiga.

Cuidadosamente, remova qualquer resquício da haste, assegurando o espaço para o recheio.

Recheie a cabeça da couve-flor com a mistura de carne moída, tendo o cuidado de empurrar bem o recheio na cabeça da couve.

Deixe a cabeça da couve-flor invertida e cubra-a com papel alumínio. Cozinhe no forno preaquecido por 30 minutos ou até que a mistura de carne moída esteja bem cozida.

Preaqueça o forno para grelhar.

Para o molho bechamel, derreta a manteiga em uma caçarola em fogo médio.

Acrescente a farinha de trigo e mexa até começar a dourar, cerca de 2 minutos.

Coloque o leite e mexa. Deixe a mistura engrossar, cerca de 5 minutos.

Acrescente o queijo parmesão, o sal e a pimenta e misture até incorporar totalmente. A mistura deverá ficar com a consistência de uma massa espessa.

Retire o papel alumínio da couve-flor recheada.

Cubra a couve-flor com o molho bechamel e polvilhe com o queijo parmesão.

Grelhe por cinco minutos ou até o bechamel começar a dourar.

Decore com mais parmesão e manjericão fresco.

Bom apetite!

Macarrão com molho de couve-flor

Você vai precisar de:6 copos de água1 cabeça de couve-flor1 xícara de leite2 colheres de sopa de manteiga1 dente de alho1 colher de chá de sal1 colher de chá de pimenta500 gramas de macarrão cozidoParmesão a gostoSalsinha picada a gostoModo de preparo:1. Ferva a água em temperatura média-alta.2. Adicione uma pitada grande de sal à água e à couve-flor3. Cubra a panela e ferva por 5 a 7 minutes ou até que a couve-flor esteja mole.4. Com uma escumadeira, coloque a couve-flor cozida em um liquidificador.5. Adicione leite, manteiga, alho, sal e pimenta e bata até ficar homogêneo.6. Cubra o macarrão com o molho de couve-flor, parmesão e salsinha.7. Bom apetite!
Tasty

Você vai precisar de:

6 copos de água

1 cabeça de couve-flor

1 xícara de leite

2 colheres de sopa de manteiga

1 dente de alho

1 colher de chá de sal

1 colher de chá de pimenta

500 gramas de macarrão cozido

Parmesão a gosto

Salsinha picada a gosto

Modo de preparo:

1. Ferva a água em temperatura média-alta.

2. Adicione uma pitada grande de sal à água e à couve-flor

3. Cubra a panela e ferva por 5 a 7 minutes ou até que a couve-flor esteja mole.

4. Com uma escumadeira, coloque a couve-flor cozida em um liquidificador.

5. Adicione leite, manteiga, alho, sal e pimenta e bata até ficar homogêneo.

6. Cubra o macarrão com o molho de couve-flor, parmesão e salsinha.

7. Bom apetite!

Bife de couve-flor

Porções: 4Você vai precisar de: 1 cabeça grande de couve-flor 4 colheres de chá de azeite2 colheres de sopa de suco de limão1 colher de chá de manjericão desidratado1 colher de chá de orégano desidratado1 colher de chá de tomilho fresco1 colher de chá de alecrim desidratado1 colher de chá de cebola em pó2 dentes de alho picadosSal a gostoPimenta a gostoModo de preparo: 1. Preaqueça o forno a 200° C. Forre uma assadeira com papel manteiga.2. Remova as folhas verdes do caule da couve-flor com uma faca.3. Coloque o núcleo da couve-flor em uma tábua de corte e corte os dois lados, para que se tornem planos.4. Corte a couve-flor ao meio, e então corte cada metade em dois, para obter 4 "bifes".5. Lave e seque os bifes de couve-flor.6. Em uma tigela pequena, misture o azeite, suco de limão, manjericão, orégano, tomilho, alecrim, cebola e alho, além do sal e pimenta a gosto. Misture bem.7. Coloque os bifes de couve-flor na assadeira e pincele generosamente com a mistura de azeite.8. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, virando na metade, até ficar macio.9. Sirva como desejar!
Tasty

Porções: 4

Você vai precisar de:

1 cabeça grande de couve-flor

4 colheres de chá de azeite

2 colheres de sopa de suco de limão

1 colher de chá de manjericão desidratado

1 colher de chá de orégano desidratado

1 colher de chá de tomilho fresco

1 colher de chá de alecrim desidratado

1 colher de chá de cebola em pó

2 dentes de alho picados

Sal a gosto

Pimenta a gosto

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 200° C. Forre uma assadeira com papel manteiga.

2. Remova as folhas verdes do caule da couve-flor com uma faca.

3. Coloque o núcleo da couve-flor em uma tábua de corte e corte os dois lados, para que se tornem planos.

4. Corte a couve-flor ao meio, e então corte cada metade em dois, para obter 4 "bifes".

5. Lave e seque os bifes de couve-flor.

6. Em uma tigela pequena, misture o azeite, suco de limão, manjericão, orégano, tomilho, alecrim, cebola e alho, além do sal e pimenta a gosto. Misture bem.

7. Coloque os bifes de couve-flor na assadeira e pincele generosamente com a mistura de azeite.

8. Leve ao forno por cerca de 25 minutos, virando na metade, até ficar macio.

9. Sirva como desejar!

Você já tem o app do BuzzFeed Brasil?

Baixe gratuitamente no Android e no iOS para ver todos os nossos testes, vídeos, notícias e muito buzz.