10 coisas que precisam ser ditas no Dia Internacional da Mulher

(Além do parabéns que você já recebeu).

1. Hoje é um dia importante para refletir como o mundo trata as mulheres e lembrar as origens da luta por direitos iguais.

2. Um dos maiores símbolos do Dia Internacional da Mulher é um terrível incêndio que matou centenas de trabalhadoras de uma fábrica de Nova York, em 1910. Muita gente ouviu falar do episódio. Mas, já viu as fotos?

A fábrica da Triangle Shirtwaist ocupava os últimos três andares deste prédio quando pegou fogo. 146 trabalhadores morreram, dentre eles 125 mulheres que foram queimadas vivas ou se jogaram das janelas tentando se salvar.

Na época, os direitos trabalhistas começavam a ser discutidos, ao mesmo tempo em que apareciam as primeiras organizações de mulheres. O incêndio chocou o mundo e se tornou o principal símbolo do Dia Internacional da Mulher.

Não dá pra explicar a dor destas imagens.

3. No Brasil, a figura mais forte da luta das mulheres é Maria da Penha Fernandes, essa senhorinha que contribui muito para o combate à violência doméstica.

A lei n° 11.340 ou Lei Maria da Penha foi sancionada em 2006, promoveu avanços diversos nas políticas de enfrentamento à violência contra a mulher e tem sido levada cada vez mais à sério.

4. Mas ainda há muito por que lutar. Como, por exemplo, o triste número de 5 mil mulheres mortas a cada ano por motivos passionais.

Segundo o IPEA, 5 mil mulheres morrem ao ano em “feminicídios”. Em aproximadamente 40% dos casos, o autor do crime é um parceiro íntimo.

5. Isso é um dos papéis do feminismo.

6. Às vezes o feminismo soa confuso? Ok. As mulheres são diferentes entre si e às vezes querem coisas diferentes também.

Que bom.

7. O que importa é ser livre para poder decidir como se quer viver e pelo se quer lutar.

8. Então, parabéns pelo Dia Internacional da Mulher.

9. E lembre-se: você é maravilhosa.

10. As musas a seguir têm um recado para você.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Facebook Conversations
          
    Now Buzzing