15 coisas que você não deve dizer para alguém que está lutando contra a depressão

Repita comigo: depressão não é uma escolha.

1. “Outras pessoas estão numa situação muito pior do que a sua.”

NBC

Outra pessoa com problemas não faz com que os seus problemas desapareçam.

O que você deveria dizer em vez disso: sinto muito que você esteja sofrendo. Como eu posso te ajudar?

2. “Você se sentirá melhor amanhã.”

ABC

Isso não é justo e coloca muita pressão em uma pessoa que já está lutando todos os dias para encontrar a luz de novo. Depressão não é algo que vai embora da noite para o dia.

O que você deveria dizer em vez disso:
leve um dia de cada vez, e eu vou estar aqui durante todos eles.

3. “A vida não é justa.”

Paramount Pictures

Isso está, mais uma vez, minimizando os sentimentos dessa pessoa. Tá, a vida pode não ser justa, mas isso não vai ajudá-la a se sentir melhor em relação a situação dela.

O que você deveria dizer em vez disso: sinto muito que isso aconteceu com você, mas nós podemos e IREMOS superar isso.

4. “Você tem que aprender a lidar com isso.”

Paramount Pictures

As pessoas que lutam contra a depressão ESTÃO lidando com isso… todos os dias… da melhor forma que podem. Dizer isso acaba com eles e pode fazer com que se sintam como se não valessem nada.

O que você deveria dizer em vez disso:
você não tem que lidar com isso sozinho. Eu estou aqui por você.

5. “A vida continua.”

É, a vida continua sim, mas para alguém que está lidando com a depressão, pode parecer que eles estão presos e sem saída. Esta pessoa provavelmente tem dificuldades para imaginar conseguir passar por mais um dia, quem dirá uma semana inteira.

O que você deveria dizer em vez disso: você tem muitas razões para viver, e eu estarei aqui com você para te ajudar a redescobrir essas coisas.

6. “Eu sei como você se sente, eu estive deprimido uma vez.”

HBO

Isso pode até ser óbvio, mas os sentimentos de duas pessoas nunca são exatamente iguais. Isso pode fazer com que eles sintam que você está minimizando seus sentimentos e sua luta. Nem todo mundo lida com coisas da mesma forma, e isso também acontece no caso da depressão. E vale lembrar que depressão é muito mais que um mau humor ou um dia ruim.

O que você deveria dizer em vez disso: eu posso só tentar imaginar o que você deve estar passando, mas vou tentar entender da melhor forma possível.

7. “Você está sendo egoísta.”

FOX

É bem provável que uma pessoa lutando contra a depressão já esteja sendo extremamente dura consigo mesma. Elas não precisam que você também as deixe para baixo. E lembre-se — depressão não é uma escolha. Elas não estão escolhendo fazer isso.

O que você deveria dizer em vez disso: eu sinto muito a sua falta. O que eu posso fazer para te ajudar?

8. “Saia, vá se divertir, beba alguma coisa e esqueça disso.”

Uma noitada não é cura para depressão. São cem dias ruins, tudo de uma vez, aparentemente sem saída.

O que você deveria dizer em vez disso: eu ia adorar passar um tempo com você, e estou mais que disposto a ser um ombro amigo. Que tal a gente ir tomar um café e jogar conversa fora?

9. “Você está me deixando cabisbaixo.”

CW

De novo, repita comigo: depressão não é uma escolha. Uma pessoa lutando contra a depressão pode se sentir incapaz. Eles estão batalhando para se ajudar; a última coisa de que precisam é da preocupação e dor extra de tentar te ajudar.

O que você deveria dizer em vez disso: me dói te ver tão para baixo. O que eu posso fazer para ajudar?

10. “E você lá tem motivos para estar deprimido?”

CW

A depressão nem sempre é causada por um acontecimento traumático ou triste. Às vezes, simplesmente acontece. Isso não a torna menos séria.

O que você deveria dizer em vez disso:
me desculpe por não ter notado que você estava tendo um momento difícil — eu estou aqui agora.

11. “Pare de sentir pena de si mesmo.”

CBS

Existe uma grande diferença entre sentir pena de si mesmo e lutar contra a depressão, embora algumas vezes os dois aconteçam juntos.

O que você deveria dizer em vez disso: eu estou vendo que você está com dificuldades, e isso me deixa chateado. O que eu posso fazer?

12. “Você precisa dar uma corrida.”

Screen Gems

Embora exercícios possam ajudar a combater dias ruins, quando alguém está lutando contra a depressão às vezes pode ser difícil até se levantar da cama.

O que você deveria dizer em vez disso: eu preciso de um parceiro para andar! Você sairia para fazer uma caminhada comigo?

13. “Você só precisa sair de casa!”

De novo, para alguém lutando contra a depressão, sair de casa pode parecer algo quase que impossível. E mesmo que o façam, sair de casa não “resolve” a depressão.

O que você deveria dizer em vez disso: eu não gosto de pensar em você lidando com isso sozinho. Talvez eu possa passar aí ou a gente poderia ir a algum lugar juntos.

14. “Todo mundo está lidando com a vida, então por que você não pode?”

Vh1

Depressão não é uma escolha. Não é uma escolha. Acontece. E quando acontece, ela vai afetar qualquer um e cada um de forma diferente.

O que você deveria dizer em vez disso: você parece estar passando por tempos difíceis, isso vai passar e eu só quero que saiba que estou aqui.

15. “Você é forte, você vai ficar bem.”

ABC

Depressão faz qualquer um se sentir fraco e impotente.

O que você deveria dizer em vez disso: eu acredito em você, e eu sei que conseguirá sair dessa. Eu estarei aqui em todos os momentos desse processo.

Se você ou alguém que conhece está lutando contra depressão, saiba isso tem cura e há ajuda disponível. Você pode procurar ajuda profissional (não se intimide, muita, muita gente faz isso). Alguns lugares da sua cidade oferecem serviços de tratamento gratuito, como o Instituto de Psiquiatria da USP.

Você não está só.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

Buzzing agora