Promoted
omg

12 criaturas pré-históricas esquisitas que lhe deixarão aliviado de viver hoje em dia

Estrelando uma baleia com patas e um crocodilo vegetariano. Tirados do novo livro de Julius Csotonyi com paleoarte.

1. Esta criatura era virada em pescoço.

Julius Csotonyi

Nosso pescoço tem sete vértebras, mas o Albertonectes, um plesiossauro comedor de peixes, tinha incríveis 76 delas. Ele vivia no Mar de Bearpaw, que cobria a maior parte de Alberta, no Canadá, há 74 milhões de anos.

2. Este crocodiliano vegetariano.

Julius Csotonyi

Julius Csotonyi, ilustrador e cientista, disse ao BuzzFeed: “Os crocodilianos têm uma história muito mais diversa do que sugerem os seus representantes vivos atualmente. Nem todos eram carnívoros, como ilustra o herbívoro e blindado Desmatosuchus, do Triássico”.

3. Este cara tinha dedos ao invés de nadadeiras nas extremidades das patas, mas ainda assim nadava debaixo d’água ao invés de andar em terra firme.

Julius Csotonyi

O Acanthostega viveu durante o período Devoniano, quando os vertebrados começaram a migrar da água para a terra. Csotonyi conta: “Embora o Acanthostega possuísse patas com dedos ao invés de nadadeiras, sua anatomia ainda era bastante evoluída para viver na água, usando suas patas para perambular por seu ambiente aquático”.

4. A “galinha do inferno”.

Julius Csotonyi

Um dos parentes mais recentemente descritos dos oviráptores. O anzu tinha cerca de 2 metros de altura e foi batizado em homenagem ao demônio plumado Anzû da antiga mitologia acadiana.

5. Um parente do hipopótamo com seus dentes-de-sabre que provavelmente perseguia os parentes primitivos dos cavalos.

Julius Csotonyi

“O Oligoceno foi um período estranho na história dos mamíferos, quando os entelodontes, parentes do hipopótamo com dentes-de-sabre e 2 metros de altura, como o Archaeotheirum, podem ter perseguido pequenos cavalos primitivos como o Mesohippus”, conta Csotonyi.

6. Esta baleia com patas.

Julius Csotonyi

“O Dorudon é um exemplo maravilhoso de um estágio intermediário da evolução das baleias modernas a partir de animais terrestres com patas, pois este animal possuía um par de nadadeiras traseiras“, conta Csotonyi.

7. Estas criaturas parecidas com alces.

Julius Csotonyi

O Período Permiano foi lar de uma infinidade de animais de visual bizarro parentes dos mamíferos, chamados dinocefálios. “As projeções semelhantes a chifres do Estemmenosuchus mirabilis faziam-no lembrar vagamente um alce; já seus caninos enormes, nem tanto”, afirma Csotonyi.

8. Este mamífero que prova que nem todos os dentes-de-sabre eram felinos.

Julius Csotonyi / Alexandra Lefort

O Hoplophoneus é um nimravídeo de 35 milhões de anos, um grupo de mamíferos que são parentes próximos dos felinos, mas que não são felinos propriamente ditos. Esta pintura foi feita em colaboração com a esposa de Csotonyi, Alexandra Lefort.

9. Este dinossauro com um único dedo (se é que dá para chamar isto de dedo).

Julius Csotonyi

Acredita-se que o Linhenykus foi o primeiro dinossauro do seu tipo a ter apenas um dedo.

10. Este fabuloso dinossauro coberto de penas.

Julius Csotonyi

Este foi o primeiro dinossauro não aviário coberto de penas a ser descoberto no hemisfério Ocidental. De acordo com Cstonyi, ele era um “demônio velocíssimo que não podia voar”. Suas penas provavelmente eram usadas para exibição.

11. Nossos ancestrais, que tinham esta aparência 4 milhões de anos atrás.

Julius Csotonyi

O Ardipithecus ramidus é o mais antigo hominídeo (humanos primevos e seus parentes) bípede que se tem notícia. Csotonyi conta: “Eu me entreguei de corpo e alma a esta pintura digital — literalmente; eu usei minhas próprias fotos (bastante remasterizadas) como referência visual da anatomia primata”.

12. Ah, e este tubarão gigante prestes a atacar um elefantídeo nadando.

Julius Csotonyi

Até cerca de 1,5 milhão de anos atrás, tubarões muito, muito grandes chamados C. megalodon rondavam pelos oceanos, representando um dos maiores predadores vertebrados que já existiram. “O trabalho de recriação retrata uma interação pouquíssimo comum entre um destes típicos gigantes do mar aberto e um elefantídeo [Platybelodon] de médio porte com tromba em forma de pá enfrentando um péssimo dia”, afirma Csotonyi.

The Paleoart of Julius Csotonyi [A Paleoarte de Julius Csotonyi] será lançado dia 20 de maio.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Kelly Oakes is science editor for BuzzFeed and is based in London.

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

 
  Sua reação
 

Reações

Now Buzzing