15 curiosidades sobre o voto no Brasil

Voto censitário, de cabresto, quem se lembra?

1. A primeira votação na terra que ficaria conhecida como Brasil aconteceu no dia 23 de janeiro de 1532, quando os nobres de São Vicente (SP) elegeram o conselho municipal.

2. A votação foi indireta por muito tempo. Isso significa que povo elegia seis representantes, que, em seguida, escolhiam os oficiais do conselho.

3. Voto censitário

3. O voto era restrito a uma parcela da população de alta renda.

Para votar ou se candidatar a uma vaga de deputado, o eleitor deveria ter uma grande quantidade de dinheiro ou sacos de mandioca (uma das medidas de riqueza na época).

4. Voto por procuração


4. O eleitor transferia seu direito de voto para outra pessoa. Muitas vezes as votações contabilizavam nomes de pessoas mortas, crianças e moradores de outros municípios. Em 1842, este tipo de voto foi proibido.

5. Lei Saraiva

5. O título de eleitor foi instituído somente em 1881, por meio da chamada Lei Saraiva. Porém ele não continha foto, o que não resolvia o problema das fraudes.

6. Em 1889, o voto ainda não era direito de todos. Menores de 21 anos, mulheres, analfabetos, mendigos, soldados rasos, indígenas e integrantes do clero estavam impedidos de votar.

7. O voto direto para presidente e vice-presidente apareceu pela primeira vez na Constituição Republicana de 1891. Prudente de Morais foi o primeiro presidente a ser eleito dessa forma.

8. Voto de cabresto

8. Durante a República Velha, que vai de 1889 a 1930, havia uma prática conhecida como voto de cabresto. Através da intimidação ou do suborno, os eleitores eram forçados a votar nos candidatos dos coronéis e em grandes autoridades municipais.

9. Fraudes absurdas


9. Em uma eleição ocorrida no Rio de Janeiro, tantos eleitores votaram duas vezes que foi preciso empossar dois governadores e duas Assembleias Legislativas.

Voto feminino

10. Em 1932, foi instituída uma nova legislação eleitoral, e as mulheres conquistaram o direito ao voto.

11. Na década de 1930, o voto passou a ser secreto, após a criação do Tribunal Superior Eleitoral e dos Tribunais Regionais Eleitorais.

12. A partir de 1955, começou a ser exigida a foto no título eleitoral.

13. Em 1985, uma emenda concedeu direito de voto aos maiores de 16 anos, e, pela primeira vez na história republicana, os analfabetos também passaram a votar.

14. A década de 90 trouxe uma grande novidade na história do voto no Brasil: as urnas eletrônicas.

15. Votar nulo não anula eleição.

Votos nulos ou brancos não são contabilizados. O voto “anulado” ocorre por motivos alheios, como fraudes e irregularidades por parte dos candidatos.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

This post was created by a user and has not been vetted or endorsed by BuzzFeed's editorial staff. BuzzFeed Community is a place where anyone can post awesome lists and creations. Learn more or post your buzz!

          
    Now Buzzing