32 Livros Que Realmente Mudarão A Sua Vida

E tudo que você precisa fazer é lê-los!

1. O Escafandro e a Borboleta

Este comovente livro de memórias, escrito por Jean-Dominique Bauby, conta a vida de um editor narcisista que foi parar na enfermaria de um hospital depois que um repentino acidente vascular cerebral (AVC) o deixou paralisado e impossibilitado de se comunicar. Ele vai lhe fazer perceber quão importante são as pessoas na sua vida, e como cada momento é precioso. Eu mencionei que você pode chorar durante o livro inteiro?

2. Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas

Precisa de um pouco mais de ímpeto na sua vida?

Leia esse romance filosófico, e Robert Pirsig vai te ajudar a perceber o quanto é importante importar-se com o que você está fazendo. Em outras palavras, se você esta consertando uma motocicleta, então a conserte de verdade. Não ouça música, ou faça qualquer outra coisa ao mesmo tempo. Faça o que você precisa fazer, e tenha orgulho disso.

3. Cama de Gato

De todos os Vonnegut que você poderia ler, este é o que levantará mais questões - em um bom sentido. Jonah, nosso narrador, quer escrever um livro sobre o inventor da bomba atômica, Dr. Frank Hoenikker.

Este livro lhe fará questionar se deveria ou não haver um limite sobre a busca do conhecimento. E te fará pensar sobre o poder das armas, e como até mesmo as pessoas mais competentes podem cometer erros com elas. Além disso, com toda essa ciência vem a exploração da religião, ou a futilidade dela, de fato.

4. O Curioso Incidente do Cachorro no Anoitecer

Este livro é especial porque dá voz a um tipo de pessoa que normalmente não é explorada na ficção. O narrador é um garoto de 15 anos chamado Christopher John Francis Boone, e ele é um matemático brilhante que também por acaso sofre de um distúrbio comportamental. (Alguns dizem Asperger, outros sugerem autismo, mas o autor Mark Haddon é firme em não selecionar nenhum distúrbio específico.) De qualquer forma, isto ajudará você a pensar sobre preconceitos e noções pré-concebidas.

5. Cem Anos de Solitude

Pelo fato de ser tão maravilhoso ser levado para dentro do mundo de Macondo, é fácil esquecer que Cem Anos de Solitude não é apenas uma obra-prima de realismo mágico. É uma alegoria para o colonialismo, a condição humana, e o conflito político na América Latina.

6. Monstros Invisíveis

Total honestidade: este livro é perturbador. Tipo, quando uma modelo leva um tiro na cara com um rifle e começa uma jornada para descobrir quem fez isso, é um pouco perturbador. Isso dito, a escrita e estrutura, como a história, prova que nada é sempre como parece. E por último, essa é uma lição e uma exploração sobre o que é realmente amar alguém.

7. Oleandro Branco

A vida irá fazer ou quebrar você, e quando a mãe de Astrid é levada para prisão pelo assassinato do ex-amante, Astrid é colocada em um orfanato em Los Angeles. Isso é o suficiente para quebrar qualquer um, mas o que nós vemos é que ela consegue sobreviver, e busca sua força interior para fazer isso. (Muito inspirador?!)

8. A Sangue Frio

Este romance de não ficção gira em torno do assassínato da família Clutter em 1959, e por que os assassínos, Perry e Dick, cometeram esses crimes. O autor Truman Capote nos conduz sem julgamentos, e ao fazer isso, deixa-nos chegar a nossas próprias conclusões sobre o sistema penal, a justiça, e a natureza de crimes violentos.

9. Middlesex

Este romance atordoador gira em torno de Calliope Stephanide (ou Cal), e é uma excelente leitura para qualquer um interessado nos sexos e num olhar mais profundo sobre como a família e a biologia moldam sua identidade.

10. Play It As It Lays

Play It As It Lays é a história de Maria Wyeth, uma atriz de Hollywood que perdeu da sua vida e identidade. É uma leitura trágica que forçará um processo profundo de auto-reflexão, pois expõe o fato de que moramos em uma cultura onde nada é bom o suficiente.

11. Ada, ou Ardor

Não me entenda mal, eu amo Lolita - o livro é absolutamente perfeito. Mas Ada, ou Ardor é muito mais complexo. No meio do enredo romântico de Van Veen e seu primo Ada existe um tema maior sobre a natureza do tempo - e como ele pode mudar tudo ou nada.

12. Beloved

Esse romance de suspense acompanha Sethe, que foi libertada da escravidão, porém nunca consegue escapar suas memórias. É um olhar impávido para os horrores da escravidão, porém ainda mais do que isso, vai enchê-lo de esperança.

13. Diário Absolutamente Verdadeiro de um Índio de Meio Expediente

Junior cresceu em uma Reserva Indígena em Spokane, mas ele também é um cartunista em ascensão que sonham em sair da reserva. Esse livro é engraçado, inteligente e de partir o coração, mas por todos esses motivos, fará você questionar o seu conceito de destino.

14. Push

Você não sabe nada sobre o poder da redenção até conhecer Precious Jones. Este livro é um soco no estômago e aterrorizador, mas ele consegue inspirar qualquer um a sentir que pode superar todas as probabilidades.

15. Coisa

Dado que esse é um livro de Stephen King, a leitura dará medo. Dito isso, essa história sobre um grupo de crianças sendo aterrorizadas por uma entidade anônima ultrapassa o nível superficial de terror. Abre um diálogo sobre traumas infantis e o poder da memória, como também a feiura tácita escondida sob valores de pequenas cidades.

16. Pela Bandeira do Paraíso

A parte mais incrível do romance de não ficção de Krakauer é que além de ser muito abrangente - compreendendo desde a fundação da igreja Mórmon até os escândalos da atualidade - também é um livro que se lê em um só fôlego. Esse livro fará você questionar sua própria conforme examina a fé de uma religião relativamente nova.

17. Eu Falar Bonito Um Dia

David Sedaris é hilário, ponto. Mas em Eu Falar Bonito Um Dia, ele consegue trançar todas suas histórias engraçadas e verdadeiras com a ideia de que humanos têm problemas de comunicação. Suas estranhas experiências com as pessoas fará você questionar como você comunica-se no dia-a-dia. (E ele consegue fazer isso sem que o leitor perceba. Quer melhor habilidades de comunicação do que isso? !)

18. Guerra Mundial Z

Sim, acredite ou não, um livro sobre zumbis pode mudar a sua vida. Isso porque não trata-se apenas de comer cérebros, ele aborda divisões culturais, política, guerra e conflitos que parecem banais quando o destino do mundo está em jogo. É um livro que abre os seus olhos e, por sorte, também conta com muitos zumbis incríveis.

19. O Doador

Esse livro nos transporta ao mundo de Jonas, onde não existe dor e tudo é controlado. Até completar 12 anos, que é quando ele descobre a dor, o medo, a paixão e emoções que ele nunca havia sentido antes.

Em última instância, esse livro tem o dom de recordá-lo que a vida é dolorosa, mas isso é o que faz da vida tão maravilhosa. Fazemos escolhas que podem ser erradas, mas que dão um propósito a nossa vida.

20. A Culpa É das Estrelas

Aviso: Esse livro fará você chorar e chorar, até que você não consiga chorar mais e tudo que lhe resta são os personagens, a história e a linguagem linda que inevitavelmente inspirará você a viver a vida e realmente aproveitar cada momento.

21. Uma Breve História do Tempo

Já que esse é um livro de Stephen Hawking, não é a obra mais fácil de se ler. Dito isso, é incrivelmente inteligente e se você conseguir passar dos primeiros capítulos, começará a perceber que a grande mensagem aqui é totalmente relacionada ao tempo, e que o mesmo tem uma direção clara. Na verdade, ler esse livro fará com que você se sinta um pouco mais próximo do entendimento do universo (i.e. você ficará mais inteligente!)

22. O Mundo de Sofia

“Quem é você?” e “De onde vem esse mundo?” são duas perguntas que a pequena Sophie Amudsen de 14 anos enfrenta. Assim começa esse traçado da filosofia ocidental que ocorre em uma história fictícia. É um caminho extremamente acessível para começar a pensar sobre a filosofia e também esclarece a importância de certas descobertas e avanços na nossa sociedade.

23. Crime e Castigo

Esse livro é pesado, mas não deixa de ser um olhar extremamente detalhado de como funciona a mente humana e as repercussões de cometer um crime.

24. A Vida de Pi

Conforme a capa do livro sugere, há um tigre, e essa é a história de um rapaz da Índia que está à deriva no mar sobre um bote salva-vidas com o dito cujo. Afe. Algumas pessoas podem pensar equivocadamente que o livro trata-se de religião, mas na verdade trata-se da importância da crença em algo - seja Deus, o mundo, bondade ou você mesmo. A mensagem final é que a vida é cheia de possibilidades, se você deixar.

25. Homem Invisível

Um ótimo aspecto desse livro é que ele aparenta ser sobre um protagonista sem nome que está lidando com questões raciais. Mas nas entrelinhas disso tudo, é sobre a humanidade e como estamos todos apenas tropeçando pelo caminho, tentando nos encontrar. Esse livro lhe ensinará que as ações realmente falam mais alto do que as palavras. E o que é verdadeiro para você, não é verdadeiro para mais ninguém.

26. A Alegria de Cozinhar

Vindo de alguém que vive seus melhores momentos na frente de microondas, posso dizer que esse livro é diferente da maioria dos livros de receitas. O tom é de uma conversa, e oferece muitas receitas, tutoriais e pequenos textos que realmente lhe convencem a provar coisas novas. Todo mundo deveria ler esse livro, porque ele realmente faz cozinhar ficar divertido!

27. Ardil-22

Primeiro de tudo, Ardil-22 é simplesmente muito engraçado, e isso por si já torna o livro maravilhoso. Mas também é uma ótima leitura porque ele habilidosamente aponta os absurdos da guerra.

28. O Trem

Essa novela é breve, mas consegue abranger o terror e horror da invasão nazista em um subúrbio bucólico da França. Nosso herói improvável é Marcel Ferón, que teve um caso depois da invasão e separou-se de sua mulher grávida. Ele expressa a ideia de viver no momento e irá fazer você questionar se é ou não aceitável você se desassociar das suas responsabilidades.

29. O Caminho dos Artistas

O Caminho do Artistas é quase mais que um livro de um curso do que um livro de verdade, mas se você precisa destrancar o seu lado criativo, então ele irá fazer exatamente isso. Se você seguir o livro, você está escolhendo ligar a sua criatividade.

30. Os Belos e Malditos

Mais dinheiro, mais problemas. Assim é para o protagonista do romance, Anthony Patch, e a sua esposa, Gloria. Esse livro lida com os devastadores efeitos que a riqueza extrema e o alcoolismo podem ter.

31. Prodigal Summer

Nesse livro, nós conhecemos três personagens diferentes cujas histórias eventualmente entrelaçam. Tudo acontece no sul do Appalachia e lida com os seus relacionamentos em relação ao equilibro da natureza a sua volta. Ele vai fazer você questionar a sua própria relação com a evolução e colocar em perspectiva que realmente somos apenas um pequeno fragmento disso tudo. O romance também explora ideias sobre a vida e a morte, amor, e a importância da comunidade ao seu redor.

32. Não Me Abandone Jamais

Não tem nada fácil sobre ler Não Me Abandone Jamais porque o livro tem um honestidade que vai fazer você questionar muitas coisas. Por exemplo, a alienação social de grupos específicos de pessoas e o doloroso fato de que o amor pode ser perdido ou ignorado, tudo por conta do tempo. É lindo, assustador, e complexo. Eu mencionei que ele também é ciência científica? É, vá ler isso.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

Conversas no Facebook
Buzzing agora