18 maneiras para aproveitar ao máximo os 20 e poucos anos

Ter vinte e poucos anos não precisa ser assustador. De acordo com três pessoas que sobreviveram a casa dos vinte.

1. Não entre no Facebook ou no Twitter quando você estiver bêbado.

Só não entre. Vá assistir TV e comer burritos de microondas ao invés disso.

2. Não fique num emprego que você odeia.

Fox 2000 Pictures

Na economia atual, ouvir alguém falar que você deveria sair de um emprego que você odeia não parece fazer muito sentido em termos financeiros. Mas se acomodar e NÃO trabalhar duro para sair de lá vai comer a sua alma. O trabalho não vai melhorar, e arrastá-lo por meses também não vai deixá-lo melhor. Apesar de dar medo, você VAI ENCONTRAR ALGO MELHOR.

3. Não tenha medo de correr riscos.

Aprenda a confiar nos seus instintos e no que eles estão te dizendo. Se você continua sentindo que está vivendo do lado errado do país ou, sei lá, do mundo - mude-se. Se você tem uma ideia de negócio para a qual fica voltando, assuma o risco e vá o mais longe que conseguir com ela. No pior das hipóteses, não vai dar certo. Nada demais.

4. Faça as coisas até o final, seja um projeto ou acabar um relacionamento com tranquilidade - tente terminar o que começou.

giphy.com / Via United Plankton Pictures

Você será feliz no longo prazo quando você puder olhar pra trás e dizer que você terminou um primeiro rascunho daquele livro. Ou que você terminou bem com uma pessoa com quem você namorava, e não tem que lidar com o sentimento de: “Ai, e se eu encontrar com ele/ela em algum lugar?!”. Se possível, não deixe nada em aberto.

5. Não tenha medo de dizer adeus para amigos que te fazem mal ou tentam te passar pra trás.

giphy.com / Via Disney

É uma coisa quando um amigo precisa da sua ajuda para sair de uma situação ruim, mas é totalmente outra coisa quando eles querem te puxar pra baixo. Saiba discernir o momento de dizer adeus a alguém que não vai melhorar a sua vida em nada.

6. Viaje o máximo que puder enquanto tiver vinte e poucos anos.

Conforme os seus vinte e poucos vão passando e você começa a ganhar mais responsabilidade, viajar vai ficar cada vez mais difícil. Então conheça o mundo enquanto você pode. Durma no sofá de amigos, fique em albergues, faça o que for preciso para sair da sua zona de conforto - isso é, da sua cidade natal.

7. Aprenda a economizar.

Mesmo que isso signifique esconder uns trocadinhos de vez em quando. Sim, haverá momentos em que você vai ter que usar esse dinheiro, mas o objetivo aqui é começar o hábito ao invés de acumular uma pilha de dinheiro.

8. Não seja tão duro consigo mesmo.

giphy.com / Via World of Wonder

Você cometerá erros. Isso. Vai. Acontecer. Apenas lembre-se de que todo mundo comete, cometeu, e vai continuar cometendo erros, incluindo você mesmo. Eu sei que isso pode fazer você sentir como se o universo estivesse entrando em colapso, mas na verdade é apenas o universo tendo um momento coletivo de FML.

9. E não seja duro com os outros - pare de agir como se ainda estivesse no ensino médio.

imgur.com / Via Paramount Pictures

Evidentemente, essa é difícil. Desperdiçar seu tempo sendo crítico com outras pessoas - e os erros que elas cometem - só vai lhe trazer um sentimento de auto-satisfação de curtíssimo prazo, e é um desperdício de energia no longo prazo.

Também é importante lembrar que você não gostaria que as pessoas ficassem julgando os seus erros.

10. Não seja burro quando se trata de sexo.

Comedy Central / Via giphy.com

Bem, seja burro - mas use proteção e faça exames médicos.

11. Passe mais tempo com sua família, porque você finalmente atingiu uma idade onde pode ficar mais próximo deles.

Você vai perceber que quanto mais velho você fica, mais você aprecia e respeita sua família - especialmente os seus pais.

12. Muitas pessoas da sua idade serão mais bem-sucedidas que você, mas ficar comparando não fará com que você chegue mais perto de ser como eles.

Só foque em você, no seu próprio tempo.

13. Aprenda a aceitar críticas, porque você realmente NÃO SABE TUDO.

Ninguém gosta de receber críticas, seja na vida pessoal ou profissional, mas é importante que você aprenda como recebê-las (nem sempre pular para se defender) e crescer a partir disso.

Lembre-se sempre de que a maioria das críticas que vêm da sua família, amigos, e colegas são com as melhores das intenções e deveriam ser construtivas.

14. Não perca tempo entrando em brigas passivo-agressivas, online ou na vida real.

Sério, isso é besteira da época da escolinha. Se você tiver um problema com um amigo, discuta-o com ele em particular. Você provavelmente terá uma resolução mais rápida e poderá seguir em frente, ao invés de arrastar o problema por um período prolongado de tempo desnecessário no Facebook.

15. Passe tempo com seus amigos que não envolva ir para um bar e mandar mensagens de texto para outras pessoas.

Desculpe, sei que isso pode me fazer soar como um saco de peido super velho, mas é verdade: você não vai se lembrar de quando você mandou uma mensagem para alguém no bar. Você vai se lembrar de algo que seu amigo disse no bar se você prestar atenção.

16. Aprenda a abraçar a ideia de ficar mais velho e lembre-se de que chegar aos 30 NÃO é o fim do mundo.

giphy.com / Via NBC

Não tenha medo de crescer. Sim, seus vinte e poucos anos serão o momento mais libertador e emocionante da sua vida, mas confie em mim, não será o melhor.

17. Você vai acabar namorando muitas pessoas que são ERRADAS para você. Então NÃO pense demais e/ou se estresse caso não dê certo.

Namorar na casa dos vinte anos pode ser uma montanha-russa; você vai conhecer um monte de pessoas que você sabe, que no fundo, são completamente erradas para você em todos os sentidos. É importante seguir esse instinto, ao invés de pensar que você pode mudar uma pessoa.

Além disso, às vezes você vai ter um ótimo primeiro, segundo e até terceiro encontro, e depois acabou. Pode ser até que você nunca mais ouça falar deles (ESSA PESSOA MORREU?!). Apenas lembre-se: as pessoas estão descobrindo a si mesmas e podem estar incertas do que estão procurando num relacionamento.

18. Não se preocupe com o que os outros pensam de você. Seja bobo e passe vergonha sem medo de ser feliz.

giphy.com / Via Fox

FAÇA ISSO! ! ! É uma excelente coisa para fazer por si mesmo e, na realidade, as pessoas se importam muito menos do que você imagina.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

Conversas no Facebook
Buzzing agora