21 fatos fascinantes que você provavelmente não sabe sobre “Mary Poppins”

Já faz quase 50 anos que Walt Disney lançou este filme supercalifragilisticexpialidoso.

Estes fatos foram reunidos a partir do documentário Supercalifragilisticespialidocious: The Making of Mary Poppins, a menos que esteja indicado em contrário.

1. Walt Disney começou a ir atrás dos direitos do livro pela primeira em 1938, mas foi rejeitado pela autora, P.L. Travers.

2. Ao longo dos anos, Walt Disney continuou a fazer ofertas pelos direitos do livro. Em 1959, ele e Travers finalmente se encontraram pessoalmente em Londres. Ela concordou em conceder a ele a opção de levar o livro para as telas.

Disney

Um filme que recém estreou nos cinemas filme, Saving Mr. Banks [Walt nos Bastidores de Mary Poppins], conta a história real da busca de Disney para adaptar Mary Poppins, e de seu relacionamento com a autora P.L. Travers.

3. Os icônicos irmãos compositores dos Estúdios Walt Disney, Robert Sherman e Richard Sherman, trabalharam nas músicas do filme durante dois anos e meio, ignorando que o estúdio ainda não detinha os direitos integrais sobre o livro.

Em 1961, Travers finalmente vendeu os direitos para Disney com a condição de que ela teria o direito de aprovar ou reprovar o roteiro.

4. Walt Disney originalmente cogitou Angela Lansbury, Mary Martin e Bette Davis para o papel de Mary Poppins.

Nat Dallinger/Hulton Archive

D. Thiel/Hulton Archive

Evening Standard/Hulton Archive

 

5. Robert Sherman foi o primeiro cogitar Julie Andrews para o papel principal depois que ele a viu cantando com Richard Burton uma canção de Camelot no The Ed Sullivan Show.

Via CBS/ Sullivan Productions

Na época, Andrews e Burton estavam ambos estrelando esse show na Broadway.

CBS Photo Archive / Getty Images

Um mês depois da aparição de Andrews no The Ed Sullivan Show, Disney voou para Nova Iorque para se encontrar com ela e convidá-la para ir a Los Angeles para que pudesse estudar a possibilidade de aceitar o papel.

6. Julie Andrews aceitou fazer o filme depois que foi rejeitada para o papel de Eliza Doolittle na versão de My Fair Lady para o cinema.

CBS/ Sullivan Productions

Warner Bros.

 

Originalmente, Andrews já interpretara Doolittle - recebendo ótimas críticas - tanto na Broadway quanto no West End de Londres.

Julie Andrews era considerada perfeita para o papel, mas Jack Warner, então presidente da Warner Bros., decidiu que ela era desconhecida demais para promover o filme, e escolheu Audrey Hepburn em seu lugar.

Leonard Mccombe/Time Life Pictures / Getty Images

7. Mary Poppins marcou a estreia de Julie Andrews na tela grande.

Walt Disney Pictures / Via images4.fanpop.com

8. David Tomlinson, que interpretou Mr. Banks no filme, também foi o dublador da sombrinha de Marry Poppins com cabo de cabeça de papagaio.

Walt Disney Pictures/ stayonfountain.com

Walt Disney Pictures/freewebs.com

 

9. No início do filme, algumas das babás esperando em fila para concorrerem ao cargo de babá eram na verdade dublês fantasiados.

Walt Disney Pictures / Via i1.wp.com

10. O famoso sotaque cockney de Dick Van Dyke foi parcialmente culpa do seu treinador vocal irlandês Pat O’Malley, que, segundo ele “só sabia fazer o sotaque tão mal quanto eu”.

Walt Disney Pictures

 

11. Este foi o segundo de três filmes da Disney que Matthew Garber (Michael Banks) e Karen Dotrice (Jane Banks) coestrelaram.

Walt Disney Pictures / Via i2.wp.com

Seu primeiro filme juntos foi The Three Lives of Thomasina (1963), e seu terceiro filme foi The Gnome-Mobile (1967).

12. A sequência de dança “Step in Time” fora originalmente planejada para ter nove minutos de duração, mas o diretor tentou cortá-la para dois minutos por temer que ela estivesse longa demais. Quando Walt Disney descobriu, ele na verdade decidiu adicionar mais elementos à sequência, estendendo-a para 14 minutos.

Walt Disney Pictures

 

O elenco ensaiou a sequência de dança “Step in Time” durante seis semanas.

13. Antes deste filme, Dick Van Dyke jamais recebera qualquer tipo de formação em dança.

Walt Disney Pictures

14. O cabelo de Julie Andrews era uma peruca.

Nunca julgue as coisas pela sua aparência.

View this image ›

Walt Disney Pictures / Via forums.hipinion.com

Fonte: The Daily Telegraph

15. De acordo com Richard Sherman, “Feed the Birds” se tornou a canção favorita de Walt Disney, e Sherman costumava tocá-la ao piano.

16. Muito embora Dick Van Dyke já estivesse escalado como Bert, ele queria mesmo era interpretar o papel de Mr. Dawes, o malvado presidente de banco. Ele persuadiu Walt Disney se submetendo a testes pelo papel e fazerendo uma doação para a Cal Arts.

Walt Disney Pictures / Via disneyscreencaps.com

Fonte: Daily Mail

Ao final do filme, o crédito dele pelo papel aparece como “Navckid Keyd”, que é um anagrama de Dick Van Dyke.

Walt Disney Pictures

17. Segundo Richard Sherman, ele e seu irmão levaram duas semanas para inventarem a palavra “supercalifragilisticexpialidocious”, e essa palavra se baseou em um jogo de palavras de sua infância.

Walt Disney Pictures / Via vanamo13.tumblr.com

Fonte: LAist

18. Quando da estreia do filme, recheada de estrelas, as relações entre P.L. Travers e os Estúdios Walt Disney estavam tão abaladas que ela nem mesmo foi convidada. Ela precisou pedir permissão a Disney para comparecer.

Walt Disney Pictures / Via youtube.com

Conta-se que Travers odiou o filme de tal maneira que chegou a ficar visivelmente abalada e a chorar durante sua apresentação.

Fonte: NY Post

19. O filme não apenas foi responsável por uma das maiores bilheterias de 1964 como também acabou sendo, até então, o filme de maior bilheteria dos Estúdios Walt Disney.

Mary Poppins continuou sendo o filme de maior bilheteria realizado pelos Estúdios Disney por mais 20 anos, tendo arrecadado US$31 milhões domesticamente (cifra que, quando ajustada pela inflação, representa cerca de US$268,3 milhões em valores atuais).

Fonte: Box Office Mojo

20. Depois que o filme virou um sucesso retumbante, os Estúdios Walt Disney fizeram planos para uma sequência, mas P.L. Travers recusou sua proposta.

Walt Disney Pictures

Fonte: BBC

21. Na 22ª festa de premiação do Globo de Ouro, Julie Andrews, que fora indicada como Melhor Atriz em Musical ou Comédia, aproveitou para se vingar um pouco de Jack Warner…

De repente nos demos conta de que se Jack Warner houvesse me convidado para fazer My Fair Lady, eu jamais poderia ter participado de Mary Poppins.

View this image ›

Walt Disney Pictures / Via rebloggy.com

…por tê-la preterido em favor de Audrey Hepburn, que também estava indicada nesta mesma premiação e na mesma categoria por My Fair Lady…

A vencedora é Julie Andrews, Mary Poppins.

View this image ›

Walt Disney Pictures / Via rebloggy.com

… e ela ainda deu mais uma cutucada em Warner ao agradecê-lo durante seu discurso de premiação por não tê-la escolhido para o papel de Eliza Doolittle.

Por fim, agradeço ao homem que fez um filme incrível e que tornou tudo isso possível em primeiro lugar, Mr. Jack Warner.

View this image ›

Walt Disney Pictures / Via rebloggy.com

Andrews também levou para casa o Oscar de Melhor Atriz. Hepburn nem mesmo foi indicada.

Hulton Archive / Getty Images

Apesar de Hepburn ter sido escolhida para o papel de Eliza Doolittle, jamais houve uma rivalidade entre as duas.

Elas permaneceram amigas durante toda a vida de Hepburn.

Check out more articles on BuzzFeed.com!

Este post foi traduzido por usuarios de Duolingo, um serviço que ajuda estudantes de idiomas praticar suas hablidades traduzindo textos do dia-a-dia para suas línguas maternas. Queremos continuar crescendo e melhorando o nosso conteúdo. Se você tiver sugestões ou comentários envie-nos um email ao brasil@buzzfeed.com. Obrigado!

Conversas no Facebook
Buzzing agora